O Museu Oscar Niemeyer (MON) inaugurou seis exposições físicas em 2020 e alcançou mais de 5 milhões de pessoas com suas ações virtuais, além de uma série de outras realizações, apesar de ter ficado meses fechado por causa da pandemia Uma das maneiras de tornar isso possível é a captação de recursos por meio do mecenato cultural.
Entre as várias empresas que apoiam o MON, os principais patrocinadores em 2020 foram: Moinho Anaconda, Copel, Sanepar e Grupo Volvo América Latina.
“São empresas que acreditam no papel transformador da cultura”, afirma a diretora-presidente do Museu, Juliana Vosnika. “À frente dessas instituições estão gestores que têm sensibilidade para perceber que a democratização da arte altera positivamente a vida das pessoas, permitindo importantes avanços sociais”.
Ela também destaca a capacidade de captação do museu, o que se torna viável a partir de projetos consolidados pela instituição. Como exemplo, nos últimos meses, o MON inaugurou as exposições Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses – Segunda Edição e Man Ray em Paris; Tony Cragg – Espécies Raras; Gente no MON, de Dico Kremer; A Violência sob a Delicadeza, de Vera Martins, e Yutaka Toyota – O Ritmo do Espaço, além de duas itinerâncias para o Interior do Paraná.
Desde março, no período em que esteve fechado por conta da pandemia, o MON também intensificou a produção de conteúdo virtual, aumentando o público nas redes sociais e propiciando conhecimento e descontração de maneira remota.
No período de oito meses, as atividades online realizadas pelo museu alcançaram mais de 5 milhões de pessoas pelas redes sociais da instituição. Apenas as mediações e oficinas artísticas online alcançaram um público superior a um milhão de acessos.
MECENATO - O presidente da Copel, Daniel Pimentel Slaviero, comenta que a empresa acredita nos projetos culturais como um importante vetor de transformação social.
“Para a Copel é uma honra ser a empresa que mais incentiva a cultura no Paraná. O MON é uma referência nacional e internacional em produção artística e a Copel tem orgulho em apoiar os projetos do museu, que abrangem grandes exposições, nomes de referência na arte mundial e ações educativas”, afirma Slaviero.
O diretor de Comunicação e Marketing da Sanepar, Hudson José, explica que a presença da empresa no cenário cultural do Estado é uma forma de se apresentar de maneira ampliada, difusa, além do atendimento realizado.
“A principal missão da Sanepar é garantir a qualidade de vida dos paranaenses e, com o mecenato, complementamos a qualidade de vida com situações culturais e lúdicas que, especialmente em 2020, ajudaram a amenizar o período tão difícil de pandemia”, destacou Hudson.
“Apoiar o Museu Oscar Niemeyer, maior museu de arte da América Latina, é uma das maneiras da Volvo incentivar e fortalecer o setor cultural local e nacional”, destaca o diretor de Responsabilidade Corporativa e Institucional do Grupo Volvo América Latina, Alexandre Parker.
Ele afirma que a empresa vê a cultura como um pilar importante de inclusão e geração de prosperidade social por meio da democratização da arte, possibilitando o acesso do público ao repertório oferecido pela instituição cultural.
Inaugurado em Curitiba em 1957, o Moinho Anaconda tem uma relação especial com a cidade e com todo o povo paranaense, explica o diretor-presidente da empresa, Valnei Vargas Origuela. “O patrocínio ao MON, referência internacional na divulgação de arte e projetos educacionais, fortalece a relação do moinho com a cidade de Curitiba”, disse. “A parceria, da qual temos muito orgulho, materializa o sentimento de gratidão da diretoria e do conselho de administração do Moinho Anaconda a esse povo que tanta confiança tem depositado em nossos produtos”, diz Origuela.
Outras empresas que apoiam o Museu Oscar Niemeyer são: Barigui S.A., Cia. de Cimento Itambé, Sita – Concrebras, Unimed Curitiba e Cataratas do Iguaçu S/A.
O mecenato cultural do MON já está aberto para 2021. Empresas interessadas em parceria podem entrar em contato pelo e-mail:colmar@mon.org.br.
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