Quinta, 19 de Setembro de 2024
16°C 30°C
Nova Cantu, PR
Publicidade

AMP parabeniza Assembleia por manutenção da Tarifa Rural Noturna

AMP parabeniza Assembleia por manutenção da Tarifa Rural Noturna

10/12/2020 às 17h20 Atualizada em 10/12/2020 às 20h20
Por: Redação
Compartilhe:
AMP parabeniza Assembleia por manutenção da Tarifa Rural Noturna

O presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Darlon Scalco (PSDB), agradeceu os deputados estaduais e o Governo do Estado pela manutenção do programa de Tarifa Rural Noturna e destacou que a medida é extremamente importante para os agricultores paranaenses. “Só temos que agradecer ao Governo do Estado e à Assembleia, em nome dos prefeitos e pequenos produtores rurais, pela sua demonstração de sensibilidade e pelo seu compromisso com o incentivo e o desenvolvimento da agricultura”, disse o prefeito de Pérola e dirigente da AMP.

A criação do Programa Paraná Energia Rural Renovável, que agora inclui a manutenção da Tarifa Noturna pelo menos até 2022, já foi aprovada em primeira discussão, será votada na semana que vem em mais três votações, antes de seguir para sanção do governador Carlos Massa Ratinho Junior. O programa vai estimular o desenvolvimento sustentável no campo por meio de financiamento a juros baixos para os agricultores gerarem energia própria a partir de fontes renováveis (biomassa, vento, água, sol). 

O deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB), disse que a manutenção do benefício só foi possível devido a um consenso no qual a Assembleia repassará R$ 20 milhões e o Estado outros R$ 20 milhões por ano. O consumo até 6.000 mil quilowatts serão subsidiado aos produtores rurais com um desconto de 60% na conta da energia elétrica consumida entre 21h e 6h.

O acordo também aumentou o limite de consumo no Tarifa Rural Noturna de 4.000 kWh/mês para 6.000 kWh/mês. A medida foi solicitada pelo deputado Jonas Guimarães (PSB) e recebeu o apoio de vários parlamentares. Romanelli apresentou emenda propondo que os novos empreendimentos também sejam beneficiados, respeitando o teto de gastos estabelecido para o programa. Outras quatro emendas também foram apresentadas ao projeto de lei, que retorna à pauta de votação na segunda-feira (14).

Atualmente o programa beneficia cerca de 12 mil produtores rurais, em sua maioria pequenas e médias propriedades.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias