Nesta quarta-feira (2/12), foi realizada a primeira reunião entre os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscons) com a nova coordenadora geral do Sistema de Conciliação da Justiça Federal da 4ª Região (Sistcon), desembargadora
federal Taís Schilling Ferraz.
O encontro se deu de forma on-line e contou com 58 participantes, dentre eles os coordenadores dos Cejuscons, os juízes coordenadores dos Centros de Inteligência das Seções Judiciárias do PR, RS e SC, o juiz auxiliar do Sistcon, os juízes auxiliares da Corregedoria, os juízes da 26ª Vara Federal de Porto Alegre, além dos diretores e supervisores do Sistcon e Cejuscons.
Diálogo
Na reunião, foram expostas as realidades locais, bem como foram realizadas troca de informações, ideias, resultados parciais e projetos futuros no âmbito da conciliação. Os participantes debateram a necessidade de incentivar a autocomposição e de estruturar melhor os Cejuscons, para que se possa suprir as demandas crescentes com maior rapidez e sem perda de qualidade.
Para Ferraz, “é preciso cada vez mais alinhar os propósitos, conhecer as atividades e demandas de todos”. A magistrada ainda ressaltou que é preciso colocar-se à disposição com o intuito de somar e facilitar os trabalhos de articulação e de aproximação interinstitucionais.
Foram também debatidas as iniciativas de formação de conciliadores e de aperfeiçoamento da atividade, da Justiça Restaurativa e suas práticas, de demandas estruturais e coletivas e de práticas sistemáticas.
Dinâmica
Ao final do encontro, os presentes participaram de uma dinâmica, escolhendo palavras para definir a importância da reunião para si. Destacaram-se entre as escolhidas: “esperança”, “otimismo”, “gratidão” e “diálogo”.
Mín. 17° Máx. 26°