Poucas coisas subiram tanto de preço nos últimos anos como automóveis zero quilômetro. Nem parece que, em meados de 2009, o Fiat Mille era o carro mais barato do Brasil, partindo de R$ 23 mil. Em 2020, o menor valor que você terá que desembolsar para ter um veículo novo estará na faixa de R$ 39 mil.
Partindo disso, a reportagem do IG Carros lista os 5 veículos mais baratos para aqueles que querem gastar pouco sem dispensar o prazer de ser o primeiro dono. Também incluímos os preços dos modelos durante o lançamento, para ter uma base de comparação sobre como eles ficaram mais caros em tão pouco tempo. Acompanhe!
O Renault Kwid Life é o carro mais barato do Brasil, partindo de R$ 39.390 na versão Life. Seu preço subiu bastante desde 2017, quando era tabelado em R$ 29.990 nas concessionárias. Apesar de ser um carro básico, tem o trunfo de contar com quatro airbags (frontais e laterais).
Seu motor é 1.0 da família SCe, desenvolvendo 70 cv de potência a 5.500 rpm e 9,8 kgfm a 4.250 rpm, com transmissão manual, de cinco marchas. O principal trunfo do subcompacto é o consumo de combustível, podendo aferir 10,3 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada com etanol, além de 14,9 km/l na cidade e 15,6 km/l na estrada com gasolina, segundo o Inmetro.
O Volkswagen Up! está por um triz no Brasil. Apesar de ser uma ótima ideia e um veículo muito bem estruturado, sucesso de crítica, ele nunca vendeu tão pouco como em 2020. O hatch parte de R$ 49.590 na versão básica MPI, com motor 1.0 aspirado. Seu valor de entrada durante o lançamento em 2014 ficava na faixa de R$ 26 mil; logo, sua versão de entrada praticamente dobrou de preço em seis anos.
O compacto desenvolve 82 cv de potência a 6.250 rpm e 10,4 kgfm a 3.000 rpm, com câmbio manual de cinco velocidades. Apesar de ser a versão "pelada", conta com computador de bordo, volante multifuncional e rádio simples com conexão Bluetooth e USB. Na Argentina, infelizmente, já deixou de ser vendido.
Lançado em 2019, o HB20 Sense é o projeto mais novo que você poderá comprar pelo mínimo de dinheiro no fim do ano. A versão com motor 1.0 aspirado parte de R$ 50.990 nas concessionárias da Hyundai, sendo que seu valor de lançamento em 2019 era R$ 46.490.
O hatch coreano entrega 80 cv de potência a 6.000 rpm e 10,2 kgfm a 4.500 rpm, com transmissão manual de cinco velocidades. Nesta versão, ele ainda não conta com controle de estabilidade e assistente de partida em rampa, itens de segurança vendidos em um pacote separado. No pacote de mídia, há rádio simples com conexão Bluetooth, que pode ser controlado pelo volante multifuncional.
Outro modelo que você poderá comprar na faixa dos R$ 40 mil é o Fiat Mobi . Ainda assim, o modelo teve aumento considerável desde 2016, quando foi lançado por R$ 31.900.
O Mobi tem motor 1.0, de 75 cv e 9,9 kgfm de torque a 3.850 rpm, com transmissão manual de cinco marchas. Trata-se de um veículo extremamente rudimentar, que traz itens básicos como travamento automático das portas e limpador do vidro traseiro como opcionais.
Quando chegou ao mercado na metade de 2015, o Ford Ka mais barato custava R$ 35.390. A crise veio, e fez a fabricante elevar seu preço para R$ 51.990, deixando-o R$ 16 mil mais caro. Este fator não afetou seu desempenho em vendas, uma vez que o Ka continua aparecendo na lista dos carros mais vendidos do Brasil.
O Ka Hatch S 1.0 desenvolve 85 cv de potência e 10,7 kgfm de torque a 3.500 rpm, com câmbio manual, de cinco marchas. A versão básica conta com direção assistida, ar-condicionado e banco traseiro bipartido.