Quinta, 19 de Setembro de 2024
16°C 30°C
Nova Cantu, PR
Publicidade

Requerimento solicita auxílio emergencial para hospitais filantrópicos do Paraná

Requerimento solicita auxílio emergencial para hospitais filantrópicos do Paraná

02/12/2020 às 11h20 Atualizada em 02/12/2020 às 14h20
Por: Redação
Compartilhe:
Requerimento solicita auxílio emergencial para hospitais filantrópicos do Paraná

O deputado Michele Caputo (PSDB) anunciou nesta terça-feira (1º) que vai apresentar requerimento para que o governo estadual encaminhe projeto de lei criando um auxílio emergencial aos hospitais filantrópicos e santas casas que tratam a covid-19 e as clínicas de hemodiálise. A medida é fundamental para a manutenção do atendimento público de saúde neste momento de pandemia.

"Vou pedir apoio dos deputados para fazer como Santa Catarina. Lá foi aprovado uma lei do governo estadual que prevê R$ 95 milhões em recursos para os hospitais. Também já foi feita uma operação dessa no Congresso Nacional, o governo federal já deu essa ajuda algum tempo atrás e foi extremamente importante", pontuou.

As linhas de apoio devem estar detalhadas: recurso para consumo, para contratar profissionais, pagar profissionais adicionais, medicamentos, oxigênio. "A situação é grave. A suspensão das cirurgias eletivas, por exemplo, traz um déficit financeiro gigantesco a esses hospitais", destacou Michele Caputo, coordenador da Frente Parlamentar do Coronavírus, instalada na Assembleia Legislativa do Paraná, ao se referir à contrapartida dos hospitais filantrópicos em relação a transparência e eficiência.

O requerimento é necessário, adianta Michele Caputo, pois apenas o governo estadual pode apresentar um projeto de lei que altere o orçamento já aprovado. O deputado apontou também a importância dos hospitais filantrópicos durante a pandemia, tanto no combate à covid-19, quanto para desafogar outras demandas de saúde acumuladas.

"Ao mesmo tempo que temos que defender e dar condições para os hospitais universitários públicos estaduais, precisamos que o Estado também dê uma atenção especial a esses hospitais estratégicos, que correspondem a quase 50% dos atendimentos hospitalares", completou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias