A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte está debatendo em comunidades escolares de Curitiba um possível remanejamento de turmas para colégios com melhor infraestrutura. A consulta faz parte do planejamento anual das escolas, que prepara as turmas para 2021.
A diretora do Departamento de Planejamento e Gestão Escolar, Adriana Kampa, explica que esse tipo de procedimento é usual e sempre é feito em decisão conjugada com as comunidades escolares. “Como parte do planejamento para o ano letivo de 2021, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte está propondo algumas mudanças para melhor aproveitar a estrutura da rede e também melhorar as condições de ensino para os estudantes”, disse.
Adriana explica que essas alterações foram objeto de estudos e também motivadas por demandas da comunidade. Neste momento, essas propostas serão debatidas democraticamente com as comunidades escolares para, então, definir o que muda na estrututura para o ano que vem. “Na lista há pedidos do Ministério Público, que solicita mudança por melhorias e acessibilidade, e há pedidos dos alunos que estão querendo espaços maiores”, acrescenta a diretora.
Propostas de remanejamento:
CEEBJA Dr. Luiz Losso Filho
- O prédio é cedido pela Prefeitura de Curitiba para aulas à noite para os alunos da rede estadual. Durante o dia funciona no local o Colégio Municipal Anísio Teixeira.
- A proposta é a transferência dos estudantes para o Colégio Estadual Plínio Tourinho, um prédio do Governo do Estado que fica a 1,5 quilômetro de distância.
- O local atual tem restrição de horário por ser um prédio municipal. As aulas começam às 18 horas e finalizam às 22 horas, prejudicando alunos que trabalham, pois não conseguem chegar a tempo e, por isso, muitos têm faltas nas primeiras aulas. Com a mudança, o CEEBJA voltaria ao horário normal, das 18h30 às 22h30, além de oferecer mais espaço.
O CEEBJA passaria a ter 15 salas disponíveis ao invés das oito atuais.
Colégio Estadual Dom Orione:
- Prédio alugado no valor mensal de R$ 21.367,79.
- O colégio tem com fila de espera e não há possibilidade de ampliação. Não oferta Ensino Médio em virtude dessa limitação de espaço. A comunidade já manifestou interesse de mudança.
- São dez salas, todas sempre ocupadas, com 622 alunos, ao todo.
- A Mudança seria para o prédio do Governo do Estado em que hoje funciona o Colégio Estadual Nilson Ribas. A distância do Dom Orione é de 1,3 quilômetro.
- O Nilson Ribas tem 13 salas com 226 alunos. Há seis salas ociosas pela manhã e 10 à tarde. Com a transferência, o local se tornaria o Colégio Dom Orione.
CEEBJA Poty Lazzarotto:
Prédio alugado e sem acessibilidade. O MP-PR já solicitou várias melhorias no local. O valor da locação mensal é de R$ 28 mil, mais R$ 3 mil de condomínio. São 968 alunos matriculados;
- Mudaria para o prédio do Colégio Estadual Tiradentes, que fica a 450 metros de distância, localizado mais perto de diversos pontos de ônibus, melhorando o acesso.
Colégio Estadual Tiradentes
- Ao longo dos anos, o Colégio Estadual Tiradentes teve redução de alunos, que migraram para diversas escolas. Hoje conta com 102 estudantes, menos da metade do que em 2018. Todos seriam transferidos para o Colégio Estadual do Paraná, distante 400 metros.
Colégio Estadual Conselheiro Zacarias
- O Colégio Conselheiro Zacarias vivenciou a mesma situação que o Colégio Tiradentes, com redução de alunos. Por isso, também mudaria para o Colégio Estadual do Paraná, localizado a um quilômetro de distância. O prédio do Colégio Zacarias terá outro uso pelo Governo do Estado.
Colégio Estadual Amâncio Moro
- Ocupa prédio da Prefeitura de Curitiba. A proposta é a transferência para o Colégio Estadual do Paraná. Hoje, são 157 alunos matriculados que ocupam somente três das 15 salas disponíveis, tanto de manhã quanto à tarde.
Colégio Estadual Dr. Francisco Azevedo Macedo
- Alunos seriam remanejados para instituições de ensino mais próximas de suas residências ou de preferência das famílias. O prédio continuará sendo usado pela Educação para dar continuidade ao CEEBJA CIC, que está nesse local desde 2019.
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