Terça, 11 de Novembro de 2025
13°C 27°C
Nova Cantu, PR
Publicidade

VW Gol GTI da segunda geração trouxe novo estilo e sofisticação nos anos 90

VW Gol GTI da segunda geração trouxe novo estilo e sofisticação nos anos 90

Por:
15/11/2019 às 10h17 Atualizada em 15/11/2019 às 13h17
source
VW Gol GTI azul arrow-options
Renato Bellote/iG
VW Gol GTI da segunda geração mostrou estilo mais moderno e novo recursos em meados dos anos 90

O Gol GTI completou mais um aniversário de lançamento recentemente. Em 1988 a chegada do primeiro modelo brasileiro equipado com injeção eletrônica revolucionou o mercado. E criou um novo desafio para a concorrência, além de estimular a tecnologia no segmento.

LEIA MAIS: VW Fox ganha motor traseiro VR6, com 300 cv; assista ao vídeo do carro em ação

Lembro como se fosse hoje da capa da revista Quatro Rodas com o VW Gol GTI  azul-marinho, o chamado Azul-Mônaco, estampado em destaque como matéria principal. A combinação exclusiva de cores daquele ano definitivamente entrou para a história.

E folheando a publicação chegamos às demais fotos e dados técnicos. O acabamento do hatch esportivo chamava a atenção, com os bancos Recaro, que eram relativamente comuns em esportivos nacionais - pasmem - além do motor de 2 litros e muito estilo.

VW Gol GTI da nova era

A geração seguinte do Gol, chamada de "bolinha", adaptou o modelo aos novos tempos. Naquela época o hatch da Volkswagen nadava de braçada no mercado e era o mais vendido há mais de uma década. O GTS dava lugar ao TSi, sem todo o nervosismo do anterior, e todos aguardavam a versão mais esportiva.

LEIA MAIS:  VW Jetta com motor VR6 é diversão garantida

O GTI chegou com um body kit interessante, que virou moda na época, trazendo saias laterais, aerofólio e spoilers muito bem integrados à carroceria. A novidade ficou por conta da versão 16V, com cabeçote alemão, que atingia os 145 cv e trazia a característica bolha no capô. No caso da versão 8V do GTI, são 109 cv e 17 kgfm de torque a 3.000 rpm.

O exemplar da matéria traz uma das cores, em minha opinião, mais legais. Tecnicamente chamada de azul, mas claramente um roxo, consegue combinar bem a ideia de esportividade e algo, de certa forma, mais exclusivo na época: os mostradores trazem fundo branco. Além disso, o VW Gol GTI "bolinha" vinha com farois de milha de superfície complexa. 

Rodando o GTI não decepciona. Com uma melhora no coeficiente aerodinâmico seus números melhoraram um pouco. E a combinação do motor de 2 litros com uma carroceria pequena sempre foi uma ótima pedida. Não é difícil acertar nessa receita singular.

LEIA MAIS: VW Gol GTI: o primeiro carro nacional equipado com injeção eletrônica

O VW Gol GTI da segunda geração é esperto e tem reações rápidas. Antes da era turbo de hoje a ideia de colocar um motor maior em um carro pequeno já fazia sucesso. Dessa forma o GTI tem seu lugar garantido na história e, certamente, uma vaga como neo-colecionável.

Fonte: IG CARROS
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR
27°
Parcialmente nublado
Mín. 13° Máx. 27°
26° Sensação
2.59 km/h Vento
29% Umidade
0% (0mm) Chance chuva
05h36 Nascer do sol
18h50 Pôr do sol
Quarta
26° 16°
Quinta
24° 17°
Sexta
25° 17°
Sábado
23° 17°
Domingo
20° 17°
Economia
Dólar
R$ 5,27 -0,30%
Euro
R$ 6,11 -0,09%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 578,246,27 -1,94%
Ibovespa
157,588,86 pts 1.5%
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias