O deputado estadual Soldado Fruet (PROS) pede o apoio da comunidade escolar para aprovar a implantação dos colégios estaduais cívico-militares indicados pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte. O programa lançado nesta segunda-feira (26) totaliza 215 colégios em 117 municípios do Paraná
“Defendo a bandeira dos colégios militares porque é notório que este é um modelo de sucesso, que combate a evasão escolar, melhora o comportamento dos alunos e abre perspectivas de um futuro melhor para eles”, afirmou Soldado Fruet. Segundo ele, “não é à toa que as escolas militares se destacam no IDEB, com média 20% maior que nas escolas tradicionais”. O deputado ressaltou ainda que “há uma demanda muito grande por mais colégios nesta modalidade, por isso convoco a comunidade destas escolas selecionadas para que compareçam às consultas públicas e validem a transformação destas instituições em colégios cívico-militares”.
Consulta pública - O deputado Soldado Fruet ressalta que a oficialização das indicações dependerá de consultas públicas à comunidade escolar, que serão realizadas nas escolas indicadas para o programa nesta terça-feira (27) e quarta-feira (28), das 8h às 20h. Será feito um referendo, ou seja, a população deverá dizer sim ou não à implantação do modelo na escola em questão.
Têm direito a voto professores, funcionários e pais ou responsáveis de alunos matriculados na instituição. Estudantes a partir de 18 anos participam da consulta. É necessário levar um documento pessoal para votar. Pais ou responsáveis terão direito a um voto por aluno matriculado sob sua tutela na escola. Para efetivar a migração ao modelo cívico-militar, será necessária a participação de 50% mais um voto das pessoas aptas a participarem da consulta. O resultado das consultas será divulgado até quinta-feira (29).
Funcionamento - Os colégios cívico-militares terão gestão compartilhada, com diretores indicados pela SEED após entrevista e avaliação, professores da rede estadual e policiais militares da reserva responsáveis pelas áreas de infraestrutura, patrimônio, finanças, segurança, disciplina e atividades cívico-militares. Entre os diferenciais dos colégios cívico-militares, está o aumento da carga horária curricular, com aulas extras de português, matemática e valores éticos e constitucionais.