Atender a demandas e resolver dúvidas dos eleitores. Com esse objetivo, a Ouvidoria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizou 5.846 atendimentos ao cidadão no quarto bimestre deste ano. O número abrange as demandas que chegaram via formulário eletrônico, e-mail, telefone e cartas, no período de 1º de julho a 31 de agosto.
Desde março, em razão das medidas de isolamento social adotadas diante da pandemia provocada pelo novo coronavírus, a Ouvidoria do TSE, assim como outras áreas do Tribunal, teve de adaptar o seu funcionamento.
Os servidores e colaboradores são responsáveis pelos atendimentos realizados via SAC, que pode ser acionado pelos usuários por meio do formulário eletrônico e por e-mail. As ligações recebidas nos números da Ouvidoria estão sendo direcionadas aos números pessoais dos atendentes que estão atuando em teletrabalho.
Dos números contabilizados pelo sistema, a maior parte dos atendimentos chegou pelo formulário preenchido diretamente no Portal do TSE, o que representou 5.254 atendimentos.
Entre os temas mais procurados se destaca a certidão de fechamento de cadastro, com 1.645 pedidos. Os assuntos 'Covid-19' e 'mesário' também foram bastante demandados pelos cidadãos, com 463 e 782 pedidos, respectivamente.
Além desses atendimentos, outros 3.937 não estão registrados eletronicamente porque foram feitos de forma remota, o que impossibilitou o cadastro no SAC.
Contato
Todos os brasileiros podem entrar em contato com a Ouvidoria do TSE para esclarecer dúvidas institucionais, fazer elogios ou críticas. Também é possível fazer perguntas sobre temas relacionados ao processo eleitoral.
O atendimento é feito via formulário, ferramenta que inclui de forma automática a demanda no SAC e permite o encaminhamento da comunicação do usuário, de forma direta, às demais unidades do Tribunal.
A Ouvidoria também atende, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, pelos telefones 0800-648-0005 e (61) 3030-8700 e pelo e-mail ouv@tse.jus.br.
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