Sexta, 20 de Setembro de 2024
19°C 32°C
Nova Cantu, PR
Publicidade

Vice-líder do Governo parabeniza diretores e professores do Paraná pelo excelente desempenho no Ideb

Vice-líder do Governo parabeniza diretores e professores do Paraná pelo excelente desempenho no Ideb

16/09/2020 às 13h50 Atualizada em 16/09/2020 às 16h50
Por: Redação
Compartilhe:
Vice-líder do Governo parabeniza diretores e professores do Paraná pelo excelente desempenho no Ideb
.

“Os meus parabéns vão para o nosso governador Ratinho Junior, para o nosso secretário estadual de Educação, Renato Feder, e para os chefes de Núcleo. E um parabéns mais que especial aos nossos diretores e professores. Foram vocês os principais responsáveis em fazer com o Paraná tivesse essa evolução significativa no Ideb”, destacou o deputado estadual Cobra Repórter (PSD), vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa do Paraná.  

O deputado lembra que, desde 2005, o Paraná não experimentava uma evolução tão grande na avaliação da qualidade do ensino público, conforme mostra o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). No Ensino Médio, a nota estadual teve a alta mais expressiva do Brasil, de 0,7. Com o avanço histórico, o estado saiu do sétimo para o quarto lugar no ranking de escolas públicas.

“O desempenho obtido pelos nossos alunos demonstra o esforço do governo para criar as condições de evolução do sistema de educação do Estado”, afirma o governador Ratinho Junior. “A nota do ensino médio, com alta de 0,7, representa o maior avanço de todos os tempos no Brasil na avaliação desta fase do ensino”, ressalta ele.

Nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), a nota da rede estadual também obteve o maior crescimento absoluto do País (0,5). Assim, o sistema paranaense sai do sétimo para o terceiro lugar na classificação nacional divulgada, nesta terça-feira (15), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Os dados mostram que o desempenho das turmas do 6º ao 9º ano fez a nota do Paraná subir de 4,6 (2017) para 5,1 (2019). São Paulo e Goiás, obtiveram 5,2. No Ensino Médio a evolução foi de 3,7 para 4,4. Com o salto, o Paraná fica com a mesma nota de Pernambuco e próximo de Goiás (4,7) e Espírito Santo (4,6).

O Ideb de 2019 mostra que colégios de 90% dos municípios do Paraná alcançaram alta no desempenho de alunos do Ensino Médio. Das 399 cidades do Estado, houve melhora na nota em 359 cidades. Destas, 336 (80%) atingiram a meta estipulada pelo INEP. A qualidade do ensino evoluiu também entre os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. Houve alta em 336 municípios, e 140 atingiram a meta projetada.

 

Com informações da Agência Estadual de Notícias

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias