O Sistema Estadual de Agricultura do Paraná realiza, nesta quarta-feira (16), mais um webinário de sensibilização sobre a implantação do Laboratório de Inovação i-Lab Agro. Esta é a primeira experiência de um laboratório nestes moldes voltado ao tema agro dentro do setor público brasileiro.
No evento desta quarta-feira, será apresentada a experiência do GNova, o laboratório de inovação pioneiro no governo federal. Ele foi criado em 2016 em parceria da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, e governo da Dinamarca. A exposição será feita pela coordenadora-geral de Inovação da Enap, Marizaura Camões. O gerente de Inovação do IDR-Paraná, Anderson de Toledo, será o moderador.
MODERNIZAÇÃO - O Laboratório de Inovação i-Lab Agro tem como objetivo motivar o setor público a acompanhar a modernização que se observa em vários setores, particularmente na agricultura.
Ele é integrado por técnicos da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), da Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasa-PR) e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), com apoio de uma equipe interdisciplinar.
A missão fundamental é prospectar inovações, desenvolver soluções digitais para aperfeiçoar os serviços, identificar oportunidades, disseminar a cultura da inovação e envolver toda a estrutura organizacional, motivando-a para vivenciar o novo momento.
Os webinários, que são realizados todas as quartas-feiras de setembro, até meados de outubro, às 19 horas, são parte da estratégia. Neles são apresentadas experiências desenvolvidas no Brasil e no exterior.
Após essa etapa, o Serviço Social Autônomo Paraná Projetos, ligado à Secretaria do Planejamento e Projetos Estruturantes, usará a experiência adquirida em outros projetos de inovação para fazer a prototipação do i-Lab Agro.
O evento pode ser acompanhado por meio do hotsite http://agrogov.live/