Sexta, 20 de Setembro de 2024
19°C 32°C
Nova Cantu, PR
Publicidade

Presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia defende criação de Vara especializada em regularização fundiária

Presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia defende criação de Vara especializada em regularização fundiária

24/08/2020 às 17h05 Atualizada em 24/08/2020 às 20h05
Por: Redação
Compartilhe:
Presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia defende criação de Vara especializada em regularização fundiária
.

O deputado Anibelli Neto (MDB), presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Assembleia Legislativa do Paraná, defendeu na sessão plenária virtual desta segunda-feira (24) da Assembleia Legislativa a criação de uma Vara especializada em regularização fundiária pelo Tribunal de Justiça do Paraná.

Anibelli Neto lembrou que a Emenda Constitucional nº 45, de 2004, definiu que para dirimir conflitos fundiários o Tribunal de Justiça proporá a criação de varas especializadas com competência exclusiva para questões agrárias.

Segundo ele, são varas especializadas em regularização fundiária e sua instalação deve partir dos Tribunais de Justiça, com previsão no Código de Organização e Divisão Fundiária de cada Estado.

“A intenção de criar essas varas é garantir uma especialização e uma uniformidade no julgamento das questões agrárias bem como uma maior celeridade nas decisões que envolvam assuntos de regularização fundiária”, afirmou.

Não é reforma agrária - Anibelli Neto pediu o apoio de seus colegas nesta batalha destacando que “regularização fundiária não é reforma agrária, mas a posse consolidada, de forma pacífica e que necessita de uma ação judicial que se chama ‘usucapião’ para ter o registro reconhecido”.

O deputado afirmou que irá procurar todos os deputados, independente de cor partidária, para se somarem a esta luta, “que será uma bandeira do nosso mandato, porque o que nos move é fazer justiça, dar àquele que lutou a vida inteira a condição de regularizar a sua propriedade”.

Varas - A partir da Emenda Constitucional nº 45, doze estados brasileiros já promoveram a implantação das varas especializadas. No caso específico do Paraná, disse, há 120 mil pequenas propriedades que necessitam de regularização fundiária.

Anibelli Neto destacou que o Tribunal de Justiça do Paraná, junto com o Ministério Público, desenvolve o projeto “Moradia Legal”, que oferece mecanismos para a regularização fundiária e habitações urbanas. Em 2017 foram regularizadas 2.051 propriedades; em 2018, 2.381, e, em 2019, 1.096. Para este ano existe uma previsão de 959 propriedades.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias