Com sete cidades paranaenses já integradas à rede de compartilhamento de informações, Araucária é o oitavo município a assinar o Termo de Cooperação Técnica com a Secretaria de Estado da Segurança Pública. Com o acordo firmado nesta quarta-feira (29), as instituições ficam comprometidas a ceder, entre si, informações como de imagens de câmeras de segurança, da prefeitura, e dos sistemas de gestão e de registro de ocorrências, com os da Secretaria.
Já fazem parte da rede cinco municípios da Região Metropolitana de Curitiba (São José dos Pinhais, Campina Grande do Sul, Pinhais e Campo Largo) e três do Interior (Sarandi, Arapongas e Londrina).
O objetivo é ampliar ainda mais estes números. “Queremos que outras cidades se integrem à nós, para que tenhamos um trabalho cada vez mais harmonizado e compatível com as necessidades dos paranaenses”, afirmou o secretário Romulo Marinho Soares.
Com o Termo, a Polícia Militar e a Polícia Civil passam a ter acesso às imagens de câmeras do município. “Isto facilita e agiliza o trabalho de investigação e inteligência das nossas forças policiais, o que acarreta em um atendimento ainda mais rápido às demandas da população, principalmente dos que habitam as cidades já envolvidas”, destacou o secretário.
Da mesma forma, a Guarda Municipal de Araucária será capacitada a registrar e editar ocorrências na plataforma do Boletim de Ocorrências Unificado (BOU), sistema já utilizado pelas polícias Militar e Civil. Os guardas municipais também terão acesso a uma das ferramentas de gestão da Secretaria - o Business Inteligence (BI), usado para compilação e gerenciamento de dados.
Outras questões abrangidas no termo envolvem o acesso às notificações de violência infantil e contra a mulher e a dados do Programa Nacional Bolsa Família e das áreas de saúde e educação do município, além do fornecimento da base cartográfica da cidade, com pontos de interesse para a Segurança Pública.
“Hoje nós já temos, com a Polícia Militar e Polícia Civil do município, uma parceria muito grande, e essa integração de sistemas vem a contribuir para aumentar ainda mais a efetividade da Guarda Municipal junto aos órgãos do Estado”, afirmou o secretário da Segurança Pública de Araucária, José Roberto Fortes. Segundo ele, terão na íntegra as consultas a sistemas e o conhecimento do que as polícias estão fazendo, que hoje se torna desconhecido. “Vamos ter, assim, um banco de dados muito rico, para poder fazer o nosso trabalho ainda melhor”, afirmou.
Estiveram presentes na solenidade o prefeito de Araucária, Hissam Hussein Dehaini; o diretor da Secretaria da Segurança Pública de Araucária, Antônio Edson Santos Souza; o coordenador do Centro de Análise, Planejamento e Estatística da Secretaria da Segurança, capitão Cláudio Todisco; a chefe de Gabinete da Secretaria, delegada Luciana de Novaes; o assessor militar da Pasta, coronel Erich Wagner Osternack; e o diretor do Departamento de Inteligência do Paraná, delegado Sivanei de Almeida Gomes.