Quatro novas obras foram disponibilizadas recentemente no acervo da Biblioteca Digital da Justiça Eleitoral (BDJE). São elas: Democracia e sistema de justiça: obra em homenagem aos 10 anos do Ministro Dias Toffoli no Supremo Tribunal Federal; Direito eleitoral: para os concursos de técnico e analista dos TREs e TSE; Decisão de cassação de mandato: um método de estruturação; e Paraná eleitoral: revista brasileira de direito eleitoral e ciência política: vol. 5, n. 2 (2016).
Com apenas alguns cliques, os cidadãos podem acessar mais de 4,6 mil publicações disponíveis. O acervo inclui livros, artigos e periódicos da área eleitoral, além da produção intelectual de ministros, desembargadores e servidores.
A ferramenta digital é mais uma forma de incentivar e preservar a gestão da memória institucional, eleitoral e partidária, bem como de ampliar a visibilidade da produção da Justiça Eleitoral a outras instituições nacionais e internacionais.
Antes de serem publicados na Biblioteca Digital, os livros passam por uma etapa de análise e revisão. Todas as obras são de domínio público ou têm direitos autorais cedidos pelos proprietários, e estão disponíveis para acesso e download gratuitos.
As exceções vigoram para aquelas restritas a membros e servidores do TSE e dos Tribunais Regionais Eleitorais. Nesses casos, se o interessado não se encaixar no perfil mencionado e tiver interesse em um item de acesso restrito, deverá entrar em contato com a Seção de Biblioteca Digital, que avaliará a possibilidade de envio do material solicitado.
Acesso
A pesquisa pode ser realizada pelos índices de data do documento, autor, título ou assunto, por meio das comunidades e coleções ou ainda pela pesquisa geral ou avançada. Neste último caso, o usuário pode aplicar os filtros de título, autor, assunto e data de publicação.
Uma das vantagens de se cadastrar na plataforma é que o usuário tem a possibilidade de assinar coleções de seu interesse para receber alerta de e-mails diários sobre os novos itens adicionados, podendo assinar quantas coleções desejar. Caso não realize o cadastro, o usuário poderá acompanhar na própria página da Biblioteca Digital os últimos itens incluídos.
Histórico
Inicialmente denominada Biblioteca Digital do TSE, o espaço virtual foi inaugurado em 26 de novembro de 2015. No início, a ferramenta contava com 320 registros, entre artigos, mapas, fotos e vídeos.
Em janeiro de 2018, foi lançada uma nova versão da Biblioteca Digital, que passou a se chamar Biblioteca Digital da Justiça Eleitoral. Com layout mais intuitivo, que facilita a navegação do usuário, o espaço também possibilita acesso mediante dispositivos móveis, como tablets e smartphones.
RC/LC, DM
Mín. 17° Máx. 30°