Sábado, 21 de Setembro de 2024
16°C 31°C
Nova Cantu, PR
Publicidade

Apresentações públicas da Banda da PMPR durante a pandemia receberão voto de louvor

Apresentações públicas da Banda da PMPR durante a pandemia receberão voto de louvor

08/06/2020 às 16h20 Atualizada em 08/06/2020 às 19h20
Por: Redação
Compartilhe:
Apresentações públicas da Banda da PMPR durante a pandemia receberão voto de louvor
.

Votos de Louvor e Congratulações com Menção Honrosa serão entregues ao comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Péricles de Matos, ao Chefe do Estado Maior da PM, coronel Vanderley Rothenburge e ao capitão José Galdino Filho, maestro chefe da Banda da Polícia Militar, pelas apresentações itinerantes no período noturno pelas vias públicas de bairros residenciais e concertos especiais que levam paz, esperança e conforto às pessoas por meio da música durante a pandemia.

A homenagem foi proposta pelo deputado Luiz Fernando Guerra (PSL) e apresentada nesta segunda-feira (08), através de um requerimento, durante a sessão plenária remota da Assembleia Legislativa do Paraná.

Segundo o deputado Luiz Fernando Guerra os cumprimentos são extensivos à todos os 81 integrantes da Banda da Polícia Militar do Paraná,  pelas apresentações itinerantes, em movimento para evitar aglomerações e fazendo uso de máscaras e concertos especiais em  espaços públicos, instituições sociais, asilos e hospitais; através de uma atividade social da Polícia Militar para proporcionar paz e  tranquilidade à população durante o período da pandemia da coronavírus, que exige medidas de isolamento e distanciamento social entre as pessoas.

Por causa da pandemia, e a fim de contribuir com a formação de um clima mais alegre e inspirador, menos estressante e solidário, a Banda da Polícia Militar tem feito apresentações ao ar livre, com menos músicos, sem plateia, e outras que são exibidas ao vivo pelas redes sociais. Originalmente, a Banda que tem 163 anos de história conta com 81 músicos. Além de Curitiba, a Banda também se apresenta a convite e neste formato em cidades do interior do Estado, descreve Guerra.

Compartilhamos e aplaudimos o sentimento da emoção do maestro da Banda da PMPR, ao afirmar que “a música é o elo que une famílias e corações. As pessoas têm que lembrar que é importante sempre manter contato com seus entes queridos, reforçar o quanto são importantes. O distanciamento social provoca um certo afastamento, mas nossos familiares e amigos queridos não podem ser esquecidos jamais, e para eles a Banda preparou essa homenagem”, afirma o deputado na proposição.

Na mensagem justificativa, o deputado reconhece que os merecidos Votos de Louvor e Congratulações com Menção Honrosa à Polícia Militar do Estado do Paraná, através de Banda de Música que nos seus 163 anos de atividades, desenvolve de forma diferenciada e de prestação de serviço sociocultural, uma atividade que faz parte de um esforço coletivo  para levar, além da segurança pública, um pouco de esperança e conforto por meio da música durante a pandemia.

Saxofones, trompetes, clarinetes, partituras. Essas são as armas da Banda da Polícia Militar do Paraná para aliviar a vida da população na pandemia do coronavírus. Desde que a doença chegou e mudou radicalmente a vida de todo mundo, a Banda da PM ganhou uma nova missão: levar cultura à população em tempos de isolamento social, diz o deputado.

Os policiais músicos têm se apresentado por todo o estado, principalmente por hospitais e unidades de atendimento. Mas há também apresentações nas ruas dos bairros de Curitiba, levando diversão para os moradores que estão em confinamento para prevenir a doença.

O objetivo é justamente usar a música para suavizar a vida da população em geral. Estamos passando por um momento difícil, tempo de distanciamento e isolamento social e com essa falta de mobilidade as pessoas não têm onde ir. Neste sentido, esta ação voluntária da Policia  Militar do Paraná merece o aplauso e o reconhecimento oficial do Poder Legislativo por  levar um pouco de acalento às pessoas e proporcionar-lhes um momento agradável por meio da música, inclusive, em reverência ao patriotismo, os próprios hinos e canções alusivas à bandeira e ao Estado também são executadas, ao lado dos clássicos, populares e sertanejos raízes, concluiu o deputado Guerra.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias