Sábado, 21 de Setembro de 2024
16°C 31°C
Nova Cantu, PR
Publicidade

Situação de emergência hídrica pode ser debatido na Assembleia

Situação de emergência hídrica pode ser debatido na Assembleia

11/05/2020 às 15h45 Atualizada em 11/05/2020 às 18h45
Por: Redação
Compartilhe:
Situação de emergência hídrica pode ser debatido na Assembleia
.

O deputado Luiz Fernando Guerra (PSL) apresentou um requerimento na Assembleia Legislativa do Paraná solicitando para que a situação de emergência hídrica decretada pelo governador Ratinho Júnior no dia 7 de maio seja debatida no plenário da Assembleia durante uma sessão remota de deliberação.

O expediente convida o geólogo, Everton Luiz da Costa Souza, presidente do Instituto Água e Terra – IAT (antigo IAP, ITCG e Águas Paraná), autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo – Sedest, a fim de exponha aos deputados e aos cidadãos paranaenses, através dos meios de comunicação que transmitem as sessões deliberativas remotas, sobre o agravamento da estiagem no Paraná que fez o Poder Executivo decretar a situação de emergência hídrica no estado.

O deputado Luiz Fernando Guerra destaca no documento que de acordo com o alerta do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná – SIMEPAR, o período de estiagem no estado deve se estender pelo menos até setembro, criando um cenário de seca ao longo do outono e do inverno. Com isso, os mananciais levarão ainda mais tempo para recuperar as condições normais de abastecimento. Outro ponto é que a própria climatologia de precipitações do Paraná aponta para valores menos significativos de chuva nos meses do outono e inverno.

Ao lado da decretação do estado de Calamidade Pública, por conta da pandemia do Coronavírus (COVID-19), a medida oficial de reconhecimento da situação de Emergência Hídrica no Estado do Paraná, teve em vista a redução do volume de água disponível para captação para o consumo humano e dessedentação de animais, que teve como causa a estiagem classificada como desastre nos termos da normativa federal, destacou o parlamentar.

“A exposição certamente contribuirá com a publicidade da situação de emergência hídrica no Paraná, além da conscientização e informação aos consumidores quanto à economia e uso racional da água”, enfatizou o deputado Luiz Fernando Guerra.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias