O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) disponibilizou hoje (16/9) informativo para magistrados, servidores e estagiários sobre o trabalho remoto. O regime está instituído em todo o Judiciário brasileiro como medida de prevenção e combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e deve durar pelo menos até 30 de abril. Na publicação, a Administração lembra que o momento é atípico e exige atenção e cuidados especiais e que até mesmo servidores que já atuavam em teletrabalho podem sentir dificuldades em função da mudança de rotina trazida pelo isolamento social.
O material apresenta sugestões para melhor adaptação ao trabalho remoto, que vão desde dicas práticas, tais como a organização de um espaço na casa, o estabelecimento de uma rotina com horários, a confecção de um plano laboral e o contato virtual com os colegas, até atitudes para manter a saúde mental, como o diálogo com a família sobre o momento, a divisão saudável do tempo, com a realização de pausas e a priorização das demanadas, evitando que surja um senso de urgência desnecessário.
O informativo fecha com a reflexão de que o trabalho pode ser um importante fator de satisfação e promoção à saúde mental, especialmente em um momento de crise, como a pandemia e o isolamento social, e com a afirmação de que a palavra-chave é equilíbrio. "Um trabalho de qualidade depende não apenas do comprometimento, mas especialmente da saúde e do bem-estar daquele que o realiza", diz a publicação.
A Cartilha fecha com um conselho para que todos fiquem atentos às suas condições emocionais: "durante uma crise, é normal sentir-se triste, confuso e estressado. Contudo, se esses sentimentos mostrarem-se persistentes e você não perceber perspectivas de melhora, busque ajuda de um profissional de saúde".
Acesse AQUI o informativo.