Sábado, 21 de Setembro de 2024
16°C 31°C
Nova Cantu, PR
Publicidade

Relatório final da CPI da JMK deverá ser votado na segunda-feira (13)

Relatório final da CPI da JMK deverá ser votado na segunda-feira (13)

08/04/2020 às 17h00 Atualizada em 08/04/2020 às 20h00
Por: Redação
Compartilhe:
Relatório final da CPI da JMK deverá ser votado na segunda-feira (13)
.

O relatório final da CPI que apurou possíveis irregularidades no contrato de manutenção da frota de veículos do Poder Executivo deverá ser votado pelos deputados estaduais na sessão plenária remota da Assembleia Legislativa do Paraná na próxima segunda-feira (13).

O pedido para que o documento fosse colocado em votação foi realizado, durante a sessão desta quarta-feira (08), pelo deputado Luiz Fernando Guerra (PSL).

A CPI da JMK foi instalada em junho de 2019, para apurar irregularidades na licitação e execução do contrato para gestão da manutenção da frota do Estado entre janeiro de 2015 e maio de 2019. Em seis meses de trabalho, a Comissão realizou 46 oitivas, aprovou 33 quebras de sigilos e expediu 202 ofícios, que resultaram em mais de 200 mil páginas de documentos coletados.

A JMK era responsável pela manutenção dos veículos oficiais do Estado. De acordo com investigações, funcionários da empresa teriam estabelecido uma sistemática que envolvia a falsificação e adulteração de orçamentos de oficinas mecânicas. Desse modo, elevavam o valor do serviço prestado, provocando superfaturamentos que chegam à 250%. O prejuízo aos cofres públicos é estimado em mais de R$ 125 milhões.

No dia 11 de dezembro de 2019 foi apresentado em plenário os documentos constantes da investigação e suas respectivas conclusões. O relatório final apresentado pelo relator, deputado Delegado Jacovós (PL), fruto das ações do colegiado composto por 11 parlamentares, pede o indiciamento de agentes públicos e de pessoas ligadas à empresa que fazia a gestão da frota de veículos do Estado. A CPI da JMK resultou em mais de 200 mil páginas de documentos e com 46 pessoas ouvidas pela Comissão.     

Os deputados que integraram a CPI aprovaram, por unanimidade, o relatório apresentado pelo deputado Delegado Jacovós (PL) em reunião realizada pela CPI da JMK em dezembro.

Participaram da CPI da JMK,  além do deputado Luiz Fernando Guerra e do Delegado Jacovós, o presidente deputado Soldado Fruet (PROS), e os deputados Tião Medeiros (PTB), Alexandre Amaro (Republicanos), Michele Caputo (PSDB), Delegado Recalcatti (PSD), Jonas Guimarâes (PSB), Mabel Canto (PSC), Mauro Moraes (PSD), Paulo Litro (PSDB) e Delegado Fernando Martins (PSL).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias