O perfil do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no Instagram alcançou mais de 100 mil seguidores neste domingo (5), pouco mais de dois anos após sua criação. Há exatamente um ano, em 2019, a página tinha 40.765 seguidores e hoje conta com 100.298. Esse aumento representa um avanço de quase 150% e demonstra um interesse maior do público pela informação direta e atualizada diariamente. Atualmente, o perfil já soma mais de 1.700 posts desde que foi inaugurado, no final de 2017.
De todas as redes sociais que o TSE utiliza para se comunicar com o cidadão brasileiro, o Instagram é o mais jovem perfil e, por meio dele, a instituição consegue promover uma grande interação com o público com uma comunicação rápida e clara.
De acordo com a assessora-chefe de Comunicação (Ascom) do TSE, Ana Cristina Rosa, "nas ações mais recentes focadas no Programa de Enfrentamento à Desinformação com Foco nas Eleições 2020, o Instagram tem sido um grande aliado e uma ferramenta essencial nesse processo de comunicação integrada institucional, com o compartilhamento de campanhas educativas, informações eleitorais e ações da Justiça Eleitoral".
Ana Cristina Rosa cita também outro importante exemplo de interação no perfil, visto nas Eleições Gerais de 2018, realizadas no mês de outubro daquele ano. "No período, verificou-se um aumento considerável de movimentação na interface, quando as publicações receberam 39.746 curtidas e tiveram 30.057 comentários", afirma ela.
Já a servidora do Núcleo de Campanhas e Redes da Ascom Rakell Dimanski lembra que, quando o perfil foi criado, ele tinha o nome de "Indiretas Eleitorais" porque tinha uma abordagem de conteúdo que focava num tom mais irreverente, que é a linguagem das redes sociais no geral.
"Conforme o perfil foi crescendo e o público se diversificando, começamos a perceber que publicar ali o conteúdo informativo destinado ao público em geral estava tendo um bom retorno. Havia muitos escritórios de advocacia, estudantes de Direito e políticos interessados. Então vimos que podíamos explorar outra linguagem aproveitando o conteúdo que já produzíamos para outras redes, até então já consolidadas", informa a servidora.
Rakell Dimanski acrescenta que os posts utilizam uma linguagem própria do Instagram, com gifs e recursos diversos, preservando a essência irreverente da conta sem deixar de lado o conteúdo técnico informativo jurídico também. Além disso, destaca que as publicações são predominantemente orgânicas.
Os dados dos últimos sete dias mostram que as cinco maiores cidades que acessaram o perfil do TSE no Instagram são: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Fortaleza (CE) e Salvador (BA). Já o público que mais acessou as informações da Justiça Eleitoral na página tem entre 35 e 44 anos, representando um total de 42%. Ao todo, 49,7% são homens e 50,3% são mulheres.
Além do Instagram, o TSE também mantém perfis no Facebook, no YouTube e no Twitter. Acesse e compartilhe!
Instagram: @tsejus
Facebook: TSEJus
Twitter: @TSEjusbr
YouTube: youtube.com/justicaeleitoral
CM/JB
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