Sábado, 21 de Setembro de 2024
16°C 31°C
Nova Cantu, PR
Publicidade

Deputados pedem que o Tecpar produza álcool gel

Deputados pedem que o Tecpar produza álcool gel

17/03/2020 às 17h45 Atualizada em 17/03/2020 às 20h45
Por: Redação
Compartilhe:
Deputados pedem que o Tecpar produza álcool gel
.

De iniciativa dos deputados Luiz Fernando Guerra (PSL) e Michele Caputo (PSDB), foi aprovado na sessão desta terça-feira (17) na Assembleia Legislativa do Paraná, um requerimento endereçado ao Poder Executivo, solicitando a produção de álcool em gel antisséptico concentrado à 70% de etanol, através do TECPAR (Instituto de Tecnologia do Paraná), como medida auxiliar na prevenção e combate à propagação do Coronavírus (Covid-19).

O expediente questiona se o TECPAR, que é um laboratório público com quase 80 anos de experiência, fornecedor de produtos ao Sistema Único de Saúde (SUS), possui neste momento e de forma emergencial, condições técnicas e operacionais para direcionar a linha de produção para fabricação de álcool em gel antisséptico com concentração de 70% de etanol, para ser adquirido pela Administração Direta e Indireta do Estado como medida eficaz na prevenção e combate ao vírus Covid-19 (Coronavírus).

De acordo com o deputado Luiz Fernando Guerra, a solicitação leva em conta que com a expansão dos casos de Coronavírus (Covid-19), as medidas de proteção e cuidados pessoais tem elevado a procura pelo item em questão, e ocasionado um aumento abusivo de preços ao consumidor; o que inviabiliza o uso cotidiano e preventivo, fato que passou, inclusive, a contar com a fiscalização efetiva através do Procon/PR.

“Registro que em oportunidade anterior (2009), o TECPAR produziu o Álcool em gel, à época apontado como um dos principais aliados na prevenção da gripe A (H1N1). O produto era disponibilizado a um custo mais baixo que o comercializado e atendia as necessidades de escolas, universidades, hospitais e órgãos públicos, que passaram a ter à disposição um produto com maior qualidade e certificação”, afirmou o deputado.

Os deputados pedem no expediente aprovado que o TECPAR promova essa ação emergencial para dar suporte às instituições estaduais, economizar recursos públicos e contribuir para a prevenção e propagação do vírus que tem causado, inclusive, a declaração de estado de emergência na saúde coletiva.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias