O diretor da Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (EJE/TSE), Flávio Pansieri, reuniu-se com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, para tratar do Pacto pela Cidadania - projeto idealizado pela EJE/TSE em prol da educação e cidadania. O encontro ocorreu nesta quarta-feira (11), no Palácio do Buriti, em Brasília, e contou com a participação do secretário de Estado de Educação do Distrito Federal, João Pedro Ferraz dos Passos, que também estará presente na solenidade de assinatura do projeto.
A solenidade de assinatura do Pacto pela Cidadania está marcada para o dia 23 de março, a partir das 18h, na Corte Eleitoral. A abertura será realizada pela presidente do TSE, ministra Rosa Weber. Em seguida, o vice-presidente do Tribunal, ministro Luís Roberto Barroso, proferirá a palestra "Cidadania, Educação e Justiça Eleitoral", e, por fim, ocorrerá a assinatura do pacto.
Pacto pela Cidadania
O Pacto pela Cidadania é um projeto de formação em cidadania eleitoral proposto pela EJE/TSE ao Sistema de Escolas Judiciárias Eleitorais (Sistema EJE), com o objetivo de fortalecer as ações de cidadania junto aos estudantes da rede pública e privada de ensino. Para tanto, será firmado um Acordo de Cooperação entre o TSE, os TREs e as secretarias de educação estaduais, de modo a facilitar o diálogo e o intercâmbio de conteúdos, bem como estabelecer indicadores ao projeto.
O TSE, por meio da EJE, atuará como provedor de conteúdos e observador das atividades, e promoverá capacitação inicial aos formadores que atuarão com os tribunais regionais para que, ao final do período de um ano, seja possível compilar os resultados das ações. Os TREs, por sua vez, deverão fornecer capacitação em temas de cidadania aos professores das redes pública e privada, para que possam replicar tais conteúdos em suas respectivas regionais. Por fim, as secretarias de educação serão responsáveis pela mobilização dos professores para serem capacitados nos TREs.
* Com informações da EJE/TSE