Segunda, 03 de Fevereiro de 2025
17°C 28°C
Nova Cantu, PR
Publicidade

Confira as primeiras impressões ao volante do novo Renault Duster

Confira as primeiras impressões ao volante do novo Renault Duster

Redação
Por: Redação
04/03/2020 às 12h45 Atualizada em 04/03/2020 às 15h45
Confira as primeiras impressões ao volante do novo Renault Duster
source
Renault Duster arrow-options
Caue Lira/iG
Renault Duster 2020 passa a ficar mais sofisticado, mas, por enquanto, passa a ter apenas motor 1.6 antes da chegada do 1.3 turbo, em 2021

Lançado no Brasil em 2011, o Renault Duster foi um dos primeiros SUVs compactos do nosso mercado. Diferentemente de ASX e iX35, o modelo tinha a proposta de ser barato, com foco na classe média que logo seria completamente seduzida pelos utilitários esportivos. O resultado dessa estratégia se tornou uma grande história de sucesso.

LEIA MAIS: Até onde vai a onda dos SUVs? Confira a análise

O tempo passou e os rivais melhoraram (muito), mas o Renault Duster manteve sua proposta de ser a entrada mais barata na categoria. A renovação de 2015, onde o modelo ganhou a central multimídia Media NAV, deu fôlego às vendas. Mesmo com HR-V, Renegade e Creta na concorrência, a Renault continuava satisfeita com as vendas do Duster. Mas uma renovação completa já se mostrava necessária.

Pois bem, o carro que você vê nessas imagens é capítulo mais recente dessa história. O Novo Duster não ganhou plataforma nova, mas a Renault fez um grande esforço para melhorar o espaço interno e a dirigibilidade sem precisar alterar o entre-eixos de 2,67 metros. O bom porta-malas de 475 litros, o maior da categoria, também não mudou.

Há espaço suficiente para quatro adultos de estatura mediana e uma criança viajarem com conforto, ainda que o meio do banco traseiro seja a posição mais ingrata pela altura doassento e do túnel central. O Novo Duster se mostra bem construído, ainda que os materiais não tragam brilho aos olhos.

A Renault apostou em plásticos mais texturizados e um layout que, à primeira vista,lembra bastante o Citroën C4 Cactus .O volante multifuncional segue o design apresentado no Sandero, mas a Renault perdeu a oportunidade de aproveitá-lo melhor. Nessa geração, o Duster continuará trazendo o apêndice para controlar o áudio na coluna, recurso que poderia ser 100% integrado ao volante.

LEIA MAIS: Confira os 5 melhores SUVs que experimentamos

A nova central multimídia EasyLink estreia no Duster com o mesmo sistema que a Renault já utiliza na Europa. De acordo com Federico Goyet, diretor de marketing da marca, o novo layout permite diversos formatos para a tela, propondo que, no futuro, poderemos ver um carro da Renault com uma central multimídia vertical - conceito utilizado no Clio europeu.


O sistema EasyLink de oito polegadas se mostra rápido e intuitivo, contando ainda com o pareamento da tela do smartphone via Android Auto e Apple CarPlay. Entre os recursos mais interessantes da versão Outsider, a Renault instalou quatro câmeras (uma em cada aresta do veículo) que ajudam na hora de manobrar.

Como anda o novo Renault Duster

Renault Duster arrow-options
Divulgação
Renault Duster 2020 continua valente em pisos de terra com reforços estruturais que são sensação e maior solidez


Ao volante, o Duster mostra uma clara evolução, principalmente pela substituição do antigo conjunto eletro-hidráulico pela direção elétrica. De acordo com a marca, houve redução de 35% no esforço do condutor na hora de manobrar - um dos empecilhos da geração anterior.

A suspensão continua rígida, mas na medida certa. A Renault propõe um balanço que visa o alívio dos impactos, perfeito para o asfalto judiado de uma cidade como São Paulo. O desempenho do motor 1.6 SCe (agora com sistema start-stop) de 120 cv de potência e 16,2 kgfm de torque, força suficiente para dar dar agilidade razoável ao carro, contanto que não esteja lotado e com muita bagagem no porta-malas.

O câmbio CVT X-tronic mostra melhor funcionamento no Duster do que no irmão mais caro, o Captur, muito por conta do peso inferior, da simulação de seis marchas e a entrega de potência mais linear. Para selecionar o modo de condução manual, basta colocar a alavanca na esquerda.

LEIA MAIS: Conheça os 5 SUVs novos que mais gostamos de dirigir

O Renault Duster Iconic Outsider, o modelo topo de linha parte de R$ 87.490. O resto da linha será composta pelas versões Zen manual (R$ 71.790), Zen CVT (R$ 77.790) e Intense CVT (R$ 83.490). O pacote Outsider acrescenta mais R$ 2.300. De fato, o novo Renault Duster é o melhor carro da Renault no Brasil, superando até mesmo o Captur. A marca acredita que o público de ambos os veículos é diferente, mas será complicado evitar uma canibalização.

Fonte: IG CARROS
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR
18°
Tempo limpo
Mín. 17° Máx. 28°
18° Sensação
1.91 km/h Vento
93% Umidade
79% (1.47mm) Chance chuva
06h08 Nascer do sol
06h08 Pôr do sol
Terça
28° 18°
Quarta
26° 18°
Quinta
27° 18°
Sexta
28° 19°
Sábado
28° 18°
Economia
Dólar
R$ 5,84 -0,01%
Euro
R$ 6,05 -0,01%
Peso Argentino
R$ 0,01 +0,00%
Bitcoin
R$ 585,485,62 -6,95%
Ibovespa
126,134,94 pts -0.61%
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias