Uma missão de apoio do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) das Nações Unidas destacou os avanços do Projeto Dom Helder Câmara (PDHC) e o alto compromisso dos gestores do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) com a sua implementação. A missão, realizada durante os dias 10 e 14 de fevereiro, teve como objetivos fortalecer e otimizar as atividades desenvolvidas pelo PDHC e avaliar a execução das ações em andamento.
O projeto, que visa melhorar condições de vida de agricultores familiares do semiárido brasileiro, é desenvolvido pelo Mapa, através da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF), em conjunto com a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e várias instituições que prestam serviços de assistência técnica e extensão rural (Ater), por meio de um acordo de empréstimo firmado entre o Brasil e o Fida.
Durante a missão, o diretor do Departamento de Estruturação Produtiva da SAF, Avay Miranda Júnior, ressaltou a importância do acompanhamento pelo organismo internacional. "Encontros como esse são produtivos e necessários, pois nos permitem avançar ainda mais", disse
Novas parcerias
Para o oficial de programas do Fida, Hardi Vieira, houve um trabalho intenso da coordenação do projeto nos últimos meses de modo a pavimentar a aceleração de sua implementação. "É preciso registrar a busca por novas parcerias. As novas ações em revitalização de palma forrageira, inclusão tecnológica de produtores de ovinos e caprinos, e a estruturação da cadeia produtiva de queijos artesanais de caprinos e ovinos poderão servir de referência para gestão de conhecimentos e para novos produtores", afirmou.
A missão ressaltou ainda o trabalho de documentação e levantamento de dados iniciado pelo PDHC em fevereiro, em vários municípios atendidos pelo projeto, a partir das ações do Projeto Monitora, coordenado pela Universidade de Brasília (UnB), destacando que tal pesquisa permitirá a análise das ações de Ater desenvolvidas, bem como a identificação de boas práticas e a disseminação de experiências exitosas do projeto.
Durante a missão, foram realizadas reuniões com a coordenação e a equipe da Unidade Gestora do Projeto (UGP), com os presidentes da Anater e da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer); e com representantes do Ministério da Cidadania, da UnB, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, instituições envolvidas em várias ações do projeto.
Informações à Imprensa
imprensa@agricultura.gov.br