Domingo, 22 de Setembro de 2024
18°C 33°C
Nova Cantu, PR
Publicidade

Destaque nas artes plásticas, Paolo Ridolfi recebe título de Cidadão Benemérito do Paraná

Destaque nas artes plásticas, Paolo Ridolfi recebe título de Cidadão Benemérito do Paraná

10/02/2020 às 17h15 Atualizada em 10/02/2020 às 20h15
Por: Redação
Compartilhe:
Destaque nas artes plásticas, Paolo Ridolfi recebe título de Cidadão Benemérito do Paraná

A Assembleia Legislativa do Paraná concedeu nesta segunda-feira (10) o título de Cidadão Benemérito do Estado a um dos mais importantes representantes da arte contemporânea nacional. O artista maringaense Paolo Ridolfi foi condecorado com a honraria por proposição da deputada Maria Victoria (PP). A homenagem ocorreu no Salão Nobre de Assembleia durante a abertura de uma exposição de obras do artista, que vai permanecer em cartaz até o dia 20 de fevereiro. A mostra é aberta à população.

O artista plástico tem no currículo uma série de exposições e mostras nos principais espaços, galerias e museus do Estado e do Brasil. Suas obras também integram coleções de prestígio, como as do Museu Oscar Niemeyer (MON), Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC) e a Marcantônio Vilaça. Ridolfi nasceu em Maringá em 1962, município que ainda reside. De certa forma, o artista atribui à cidade e ao Paraná como grandes influências de sua obra. “Sou tímido. Minha autoestima teve de ser construída até eu ter orgulho de ser paranaense. Quero mostrar que o Paraná tem cultura e arte de qualidade”, afirmou.

O artista se diz honrado com a homenagem. “Sou grato à Assembleia Legislativa por poder ocupar este espaço. As artes precisam ocupar lugares como este, que também nos pertence. Este é um momento de celebração e valorização da arte. Fico feliz de ter sido escolhido para ser uma ponte entre o poder público e os artistas”, refletiu.

A proponente da horaria, deputada Maria Victoria, revelou a emoção de prestar a homenagem a um conterrâneo. “Admiro Paolo Ridolfi tanto pelo trabalho quanto por seu caráter. O maringaense é um dos maiores representantes da arte contemporânea brasileira. Esta é uma homenagem justa a uma pessoa que leva alegria por onde passa”, comentou a parlamentar. Para ela, a exposição é uma forma de divulgar o trabalho do artista. “Com esta mostra, a Assembleia garante o acesso democrático à exposição de um artista renomado”, explicou.

O primeiro secretário da Assembleia, deputado Luiz Claudio Romanelli, lembrou que, pela primeira vez na história, o Salão Nobre da Assembleia recebe uma exposição artística. “O espaço se tornou uma galeria de arte. Em nome da Mesa Executiva, quero dizer que é uma honra conceder este título a um paranaense ilustre. Quero agradecer ao Paolo pela militância artística, ainda mais no momento em que vivemos. Sabemos da importância da arte para emancipação das pessoas e para construção do lúdico”, disse Romanelli.

Para a ex-governadora e ex-deputada Cida Borghetti, o trabalho do novo Cidadão Benemérito do Paraná leva o nome de Maringá e do Estado para os espaços artísticos mais importantes do Brasil. “Paolo é uma unanimidade nacional. A técnica, o talento e a leveza de sua arte se destacam dentro de sua obra”, avaliou.

Além dela, participaram da solenidade o segundo secretário da Assembleia, deputado Gilson de Souza (PSC), o líder do Governo na Casa, deputado Hussein Bakri (PSD), o deputado Homero Marchese (PROS), o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), Adalberto Jorge Xisto Pereira, e o ex-deputado e ouvir da Assembleia, Elio Rusch.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias