Domingo, 28 de Abril de 2024
26°

Tempo nublado

Nova Cantu, PR

Destaque Vocação Profissional

Quatro dicas para descobrir a verdadeira vocação profissional

Oito em cada dez pessoas pensam em mudar de carreira, e a insatisfação pode estar relacionada à falta de autoconhecimento.

31/01/2024 às 19h00
Por: Redação
Compartilhe:
Freepik
Freepik

Escolher uma carreira profissional é uma decisão difícil. Muitas pessoas sentem-se perdidas e confusas com as inúmeras possibilidades. Às vezes, a dúvida é mais simples, envolvendo cursos de uma mesma área: um jovem, ao sair do Ensino Médio, pode se perguntar se deve ingressar em Psicologia ou apostar na Psiquiatria, outro pode se questionar entre alguma das Engenharias, por exemplo. 

Porém, há pessoas que não fazem ideia nem por onde começar a escolha. O presidente da Etalent, empresa focada em perfis comportamentais, Jorge Matos, explica que conhecer a si mesmo é o primeiro passo desta jornada. "O autoconhecimento é o pontapé inicial e principal para o indivíduo que busca sua verdadeira vocação, tanto no aspecto profissional quanto no pessoal”, afirmou em entrevista à imprensa.

Até mesmo quem achou a tarefa simples, no primeiro momento, pode ficar infeliz com a escolha profissional após alguns anos. “Quando você não sabe o suficiente sobre si mesmo, poderá se encontrar no modo automático ou, o que é pior, perdido", completa o especialista. De acordo com pesquisa feita pelo ADP Research Institute, em 2023, oito em cada dez pessoas no mundo pensam em mudar de carreira. 

A orientação principal para a escolha é que a profissão se adeque ao perfil, interesses e objetivos de vida. Para os especialistas da área, algumas medidas podem auxiliar na busca  pela verdadeira vocação profissional. 

Exercite o autoconhecimento

O primeiro passo para descobrir a vocação profissional é exercitar o autoconhecimento, que consiste na capacidade de conhecer a si mesmo, incluindo pontos fortes e fracos, valores, objetivos, sonhos e medos.  

A especialista em Gestão de Pessoas, Comunicação e Carreira, Joziane Mendes, explica que a falta de autoconhecimento pode atrapalhar o processo de escolha de carreira. Em entrevista à imprensa, ela pontuou que “muitas vezes, a pessoa é muito jovem e escolhe a profissão para agradar aos pais ou familiares.”

Joziane alerta, ainda, para a influência da mídia e o ápice de alguns segmentos como fatores que podem atrapalhar uma escolha mais assertiva. “Alguns confundem hobby com vocação”, completa antes de citar a área ambiental como um forte setor do passado, que hoje foi substituído pelos influenciadores digitais. 

Para exercitar o autoconhecimento, há estratégias que podem ajudar, como, por exemplo, fazer perguntas a si mesmo e buscar feedbacks com amigos e familiares. 

Pesquise sobre o mercado de trabalho

Além do autoconhecimento, entender mais sobre o mercado de trabalho é um passo indispensável para entender a vocação profissional. Quem tem interesse pode buscar informações sobre a média salarial na Medicina Veterinária, por exemplo, e assim descobrir se a remuneração é atrativa para os planos futuros.

Além disso, é aconselhável pesquisar sobre as características, exigências e oportunidades da profissão desejada. A análise pode ajudar na construção de uma visão mais realista e atualizada sobre o mercado de trabalho. Também auxilia na compreensão do perfil e das competências necessárias para atuar na área. 

A professora de carreiras da HSM University, Simone Pita, aconselha buscar informações sobre as profissões do futuro e analisar se existe espaço e demanda para cada tipo de atuação. “Muitos cargos e posições estão sendo reinventados e alguns não existirão no futuro”, explicou em entrevista à imprensa. 

Faça testes vocacionais

Os testes vocacionais são questionários que avaliam aspectos como personalidade, habilidades, valores e motivações. Eles não conseguem definir a vocação profissional em si, mas podem ajudar com orientação e sugestões com base em interesses, afinidades e aptidões apresentadas. 

Ao analisar as respostas de uma pessoa que tem interesse por questões sociais, políticas e jurídicas, o teste pode sugerir Direito como o melhor curso. Mas o resultado não é uma sentença, na verdade, trata-se de uma possibilidade para análise. A formação em Direito não se limita à advocacia, podendo se estender às diversas carreiras públicas ou privadas, como juiz, promotor, delegado, professor, consultor, entre outras. 

Na hora de fazer os testes vocacionais, alguns cuidados podem ajudar na obtenção de um melhor resultado, e responder com sinceridade é um deles. Após a realização, é preciso considerar a metodologia do teste e analisar as informações recebidas antes de tomar uma decisão final. Assim, é possível ter uma visão mais ampla e diversificada sobre as possibilidades profissionais.

Converse com pessoas da área

Por fim, é interessante conversar com pessoas que já atuam na área ou na profissão desejada. Esta é uma forma de obter informações mais reais sobre o mercado de trabalho. A troca também auxilia a tirar dúvidas, esclarecer mitos e ampliar a rede de contatos.

Além de falar com os especialistas da área, uma dica é buscar conversar sobre vocação profissional com o máximo de pessoas possível. “Podemos descobrir a nossa vocação, muitas vezes, conversando com um amigo ou os familiares, se relacionando com pessoas, falando do que se deseja em uma carreira porque, assim, conseguimos pegar dicas e trocar experiências de forma mais fluida”, observa Simone Pita.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 16h04 - Fonte: ClimaTempo
26°
Tempo nublado

Mín. 20° Máx. 30°

Seg 30°C 19°C
Ter 30°C 19°C
Qua 29°C 20°C
Qui 31°C 20°C
Sex 32°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias