Domingo, 25 de Fevereiro de 2024
21°

Chuvas esparsas

Nova Cantu, PR

Estadual Golpistas

Paranaense é condenado no STF a 17 anos de prisão por atos golpistas

Ele foi condenado por associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado

05/10/2023 às 12h25
Por: Redação
Compartilhe:
Reprodução
Reprodução

Moacir José dos Santos, de 52 anos, morador de Cascavel, no oeste o Paraná, foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 17 anos de prisão por atos golpistas de 8 de janeiro. O julgamento terminou na noite se segunda-feira (2).
O regime de cumprimento da pena é inicialmente fechado.
Ele foi condenado por associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.
Além da prisão, foi fixado valor de R$ 30 milhões em danos morais coletivos, que será dividido com todos os que forem condenados pelo envolvimento nos atos antidemocráticos.
Moacir foi preso na data dos atos golpistas. Conforme a Polícia Federal (PF), foi encontrado material genético dele em objetos no Planalto e ainda vídeos e fotos da destruição em seu celular. Para a PF, ele contou que se deslocou a Brasília em um ônibus fretado com mais de 60 pessoas e que buscava um Brasil melhor, sendo defensor das escrituras sagrada.
Nos termos da denúncia do Ministério Público, Moacir atuou na destruição do Planalto. Quando foi interrogado, disse que a manifestação era pacífica. Também “negou ter praticado violência contra policiais ou membros de força de segurança” e alegou que “não danificou nenhum bem”.
Antes da condenação dele na segunda (2), a defesa de Moacir afirmou que ele só entrou no Planalto por instinto e para se proteger de bombas lançadas pela PM, sendo que os próprios policiais acenavam para que os manifestantes entrassem no prédio.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 22h09 - Fonte: ClimaTempo
21°
Chuvas esparsas

Mín. 19° Máx. 32°

Seg 31°C 19°C
Ter 31°C 21°C
Qua 29°C 20°C
Qui 32°C 19°C
Sex 32°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias