O esporte proporcionou a estes jovens vivenciar pela primeira vez algumas experiências como participar de uma competição de nível nacional, voar de avião e conhecer outro estado. Momentos que o Governo do Ceará, por meio da Secretária do Esporte (Sesporte), proporcionou aos estudantes-atletas que participaram dos Jogos Escolares do Ceará.
“Minha motivação em trabalhar pelo esporte cearense aumenta cada vez mais quando vejo que ele proporciona oportunidade de vivência e experiências no mundo esportivo. É muito emocionante saber desse alcance”, expressou o secretário do Esporte, Rogério Pinheiro.
Distante de Fortaleza 164,7 km, a equipe de handebol de Itaiçaba, da Escola Estadual de Ensino Médio João Barbosa Lima, participou da etapa nacional dos Jogos Escolares do Ceará – Jogos da Juventude, em Ribeirão Preto (SP).
A equipe de handebol foi montada há oito anos, quando ainda faziam o fundamental I. Este ano, já no Ensino Médio, na categoria 15 a 17 anos, o time foi campeão da fase estadual dos jogos escolares do Ceará.
“Eles fizeram uma jura que este ano era o ano deles, que iriam me dar esse título, porque eu merecia, que dessa vez não ia bater na trave, que íamos ser campeões e íamos representar o Ceará na etapa nacional, e cumpriram a promessa”, disse o técnico, Lindomar Oliveira.
Para o capitão do time, Pedro Lucas Costa, 17 anos, participar de uma competição nacional foi algo que eles não tinham oportunidade. “É muito legal a competição, essa oportunidade de participar de uma etapa nacional é uma coisa que a gente nunca pensava em ter e ver. Os dias que eu passei aqui foram ótimos”, comentou.
O capitão sonha alto e quer se tornar um jogador profissional de handebol e está esperando uma oportunidade. Seus times de referência na modalidade são Barcelona e Paris Saint-Germain, e está sempre de olho no lance dos grandes times de handebol para levar o aprendizado para as quadras.
Os treinos do time são realizados nos dias de segunda, quarta, sexta-feira, e algumas vezes aos sábados. Os atletas também fazem fortalecimento muscular na academia. Cinco atletas participaram da seletiva para as seleções cearenses na categoria cadete e juvenil, dos quais quatro deles foram muito bem.
Os familiares sempre estão apoiando e confiando no desempenho do grupo. Antes da viagem, as famílias fizeram reuniões, café da manhã e se uniram ainda mais.
A Sesporte realizou a etapa estadual dos Jogos Escolares do Ceará com a participação de 16.312 atletas e 1.241escolas (particular e públicas), a secretaria foi responsável pelo transporte de toda delegação cearense na etapa nacional.