
O município de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, foi oficialmente anunciado como sede dos Jogos da Juventude de 2026, principal evento multiesportivo do país para jovens atletas de até 17 anos. A confirmação ocorreu durante a homenagem ao Paraná no Prêmio Brasil Olímpico 2025, realizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), no Rio de Janeiro. A competição está programada para acontecer entre os dias 20 de outubro e 4 de novembro de 2026.
Os Jogos da Juventude são reconhecidos como a principal porta de entrada para o caminho olímpico no Brasil. Organizados pelo COB, por meio da Diretoria de Desenvolvimento e Ciências do Esporte, o evento reúne anualmente mais de 4 mil jovens atletas, oriundos de escolas públicas e privadas de todo o país. Desde o ano 2000, a competição se consolidou como referência na formação esportiva nacional.
"Com a confirmação de Foz do Iguaçu como sede em 2026, o Paraná reafirma seu papel de destaque no cenário esportivo nacional, aliando infraestrutura, planejamento e política pública para receber grandes eventos, fomentar o esporte de base e fortalecer o desenvolvimento de jovens talentos em todo o Estado", afirmou o secretário do Esporte, Helio Wirbiski.
PARCERIA- A escolha de Foz do Iguaçu marca uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Foz do Iguaçu, resultado de um processo técnico que avaliou estrutura esportiva, capacidade organizacional, logística, rede hoteleira e mobilidade urbana. O município atendeu integralmente aos critérios estabelecidos no edital de candidatura e se credenciou para receber um dos maiores eventos do calendário esportivo brasileiro.
Na solenidade de confirmação da sede da edição 2026 o Paraná foi representado pelo diretor de Esportes da Secretaria do Esporte (SEES), Cristiano Barros Homem d’El Rei, e pela atleta Laís Rossa Aziz Domingos, da esgrima, que se destacou na edição de 2025 dos Jogos da Juventude ao conquistar duas medalhas de ouro, em Brasília. “Com certeza, a cidade de Foz do Iguaçu ficará marcada como uma grande edição na história deste evento”, afirmou Cristiano.
Além da edição de 2025, realizada em Brasília, na qual o Paraná conquistou o terceiro lugar geral, os Jogos da Juventude passaram recentemente por João Pessoa (PB), em 2024, e Ribeirão Preto (SP), em 2023.
O programa esportivo da competição 18 modalidades, entre elas atletismo, natação, basquete, voleibol, vôlei de praia, handebol, judô, ciclismo, esgrima, ginástica artística e rítmica, badminton, taekwondo, tênis de mesa, triatlo, tiro com arco, águas abertas e wrestling.