Sábado, 27 de Abril de 2024
19°

Tempo limpo

Nova Cantu, PR

Curiosidade Titanic

Titanic foi encontrado por missão secreta da Marinha dos EUA: a verdadeira história ‘assustadora’

O mergulho inicialmente não tinha nada a ver com o Titanic – era uma missão secreta para encontrar os destroços de dois submarinos nucleares, o USS Scorpion e o USS Thresher.

18/07/2023 às 20h14
Por: Redação Fonte: https://universoracionalista.org/titanic-foi-encontrado-por-missao-secreta-da-marinha-dos-eua-a-verdadeira-historia-assustadora/
Compartilhe:
A proa do Titanic. (NOAA/IFE/URI)
A proa do Titanic. (NOAA/IFE/URI)

Quase imediatamente após o naufrágio do Titanic em abril de 1912, houve tentativas de recuperar os destroços e os corpos daqueles que haviam afundado com o navio.

Mas a limitada tecnologia de mergulho da época impediu que isso se tornasse realidade por mais de sete décadas.

Em 1985, os destroços foram encontrados durante uma exploração conjunta do ex-oficial da Marinha e oceanógrafo Robert Ballard e do oceanógrafo francês Jean-Louis Michel.

Mas o mergulho inicialmente não tinha nada a ver com o Titanic – era uma missão secreta para encontrar os destroços de dois submarinos nucleares, o USS Scorpion e o USS Thresher.

Claro, ninguém sabia disso até 2008, quando Ballard revelou a verdadeira natureza da missão à National Geographic .

“A Marinha finalmente está discutindo isso”, disse Ballard à National Geographic em 2008.

Originalmente, Ballard se reuniu com a Marinha dos EUA em 1982 para garantir financiamento para um novo tipo de tecnologia submersível que lhe permitiria encontrar o Titanic. A Marinha concordou em financiar o projeto – mas apenas se pudesse ser usado para encontrar os submarinos afundados.

O USS Thresher afundou em abril de 1963, e o USS Scorpion o seguiu dois anos depois, em maio de 1965. Eles continuam sendo os únicos submarinos nucleares que a Marinha já perdeu.

A Marinha concordou que Ballard poderia procurar o Titanic se restasse algum tempo na missão depois de encontrar os submarinos – e depois de confirmar se a União Soviética havia participado ou não de afundá-los.

“Não vimos nenhuma indicação de algum tipo de arma externa que tenha causado o naufrágio do navio”, disse Ronald Thunman, então vice-chefe de operações navais para guerra submarina, à National Geographic .

Faltando 12 dias para a missão, Ballard conseguiu encontrar o Titanic usando um palpite de que o navio havia se partido em dois e deixado um rastro de destroços.

“Foi isso que nos salvou”, disse Ballard. “Acabou sendo verdade.”

De acordo com Ballard, a Marinha temia que as pessoas descobrissem por que estavam realmente vasculhando o fundo do oceano.

“A Marinha nunca esperou que eu encontrasse o Titanic, então, quando isso aconteceu, eles ficaram muito nervosos por causa da publicidade”, disse Ballard.

“Mas as pessoas estavam tão focadas na lenda do Titanic que nunca ligaram os pontos.”

Então, 23 anos depois, Ballard revelou a verdade sobre sua missão. Ele também escreveu sobre sua experiência de encontrar o navio em seu livro, The Discovery of the Titanic.

“Uma coisa foi ter vencido – ter encontrado o navio”, escreveu ele.

“Era outra coisa estar lá. Essa era a parte assustadora.”

Publicado pela Business Insider
Adaptado de ScienceAlert

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 00h08 - Fonte: ClimaTempo
19°
Tempo limpo

Mín. 18° Máx. 29°

Dom 30°C 18°C
Seg 30°C 19°C
Ter 30°C 19°C
Qua 30°C 19°C
Qui 26°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias