Segunda, 17 de Junho de 2024
17°

Parcialmente nublado

Nova Cantu, PR

Curiosidade Bebê

Bebês não devem dormir na cama com os pais

Apesar dos alertas de especialistas, muitos pais ainda insistem nessa prática perigosa sem compreender os riscos para o bebê

10/07/2023 às 18h42
Por: Redação
Compartilhe:
Reprodução
Reprodução

Este é um tema que gera polêmica no mundo da maternidade. O bebê deve dormir perto dos pais? Alguns responsáveis preferem manter a individualidade da criança, deixando-a dormir em um quarto separado. Já outros, mais conservadores e preocupados, gostam de mantê-la na cama do casal na hora de dormir. 

Há relatos de bebês que faleceram por estarem dormindo na mesma cama que os pais. Apesar disso, seja por facilitar a amamentação noturna, preferência cultural ou crença de que é mais seguro, muitos pais ainda optam por essa prática perigosa.

Riscos de dormir com o bebê na mesma cama

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o maior risco de deixar o bebê dormir na cama com os pais é a Síndrome da Morte Súbita do Lactente (SMSL), que é a principal causa de morte de crianças com menos de um ano, geralmente, durante o sono noturno. Outro caso comum é a asfixia acidental, pois, em sono profundo, é possível que algum dos adultos deite em cima do recém-nascido, sem perceber, ou pressione-o contra a parede.

Além disso, camas de adultos não são seguras para bebês. Lá, eles são expostos a sufocamento pelos travesseiros e lençóis dos pais ou mesmo pelo contato com o corpo deles. Segundo uma pesquisa publicada na revista médica Pediatrics, cerca de 70% dos 250 casos estudados de morte de bebês por sufocamento estão relacionados a cobertores, travesseiros ou outros tecidos que bloquearam as vias aéreas das crianças.

Ainda há o risco de queda, devido à falta de grades de proteção e a altura das camas de adultos. Um estudo do Instituto de Pesquisa e Avaliação do Pacífico, ao analisar dados de 4,1 milhões de atendimentos em pronto-socorros nos Estados Unidos, mostrou que a queda da cama é a principal causa de traumatismo cranioencefálico em crianças de até um ano e a segunda maior causa em crianças de 1 a 4 anos (atrás apenas das quedas em escadas).

Vale lembrar que esses riscos também se aplicam a cochilos junto aos pais em sofás ou poltronas, ainda mais se for um bebê prematuro, com peso baixo ou com menos de quatro meses de idade.

Sono com segurança

Com o intuito de reduzir a mortalidade infantil relacionada ao sono, a Academia Americana de Pediatria (AAP) atualizou suas diretrizes pela primeira vez desde 2016. 

De acordo com as novas recomendações, o bebê não deve dormir na mesma cama que os pais, mas sim em seu próprio berço dentro do quarto do casal durante, pelo menos, 6 meses. Estar no mesmo ambiente facilita a supervisão, pois aumenta a probabilidade de os cuidadores perceberem e socorrerem a criança, em caso de anormalidade enquanto ela está dormindo.

Segundo a Comissão de Segurança de Produtos de Consumo, dos Estados Unidos, os únicos produtos que podem ser comercializados para o sono infantil incluem berços e cercadinhos. Ambos devem ter superfícies firmes e planas, com destaque para as grades de proteção. Estas devem ser altas e justas para evitar quedas ou que os braços ou pernas do bebê fiquem presos entre as grades.

Menos é mais

Outra recomendação da AAP é evitar brinquedos, almofadas, acessórios e decorações desnecessários no berço. Esse excedente de objetos pode causar acidentes ao ficarem presos no bebê, causando asfixia, engasgo ou calor excessivo. 

O ideal é posicionar o bebê de costas, com a barriga para cima, coberto com um lençol bem esticado (em caso de frio, indica-se fazer camadas de roupa, não de cobertores) e, de preferência, com travesseiros "anti sufocação", que tem furos e são mais finos. Chapéus, toucas e outros acessórios de cabeça também devem ser retirados antes de dormir.

Além desses alertas, a AAP reforça que não é preciso utilizar protetores verticais de berços se as grades de proteção estiverem adequadamente instaladas. Esse aparato pode se desprender e cair sobre do bebê.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 03h04 - Fonte: ClimaTempo
17°
Parcialmente nublado

Mín. 16° Máx. 27°

Ter 27°C 16°C
Qua 27°C 16°C
Qui 24°C 15°C
Sex 28°C 18°C
Sáb 27°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias