Segunda, 15 de Abril de 2024
19°

Tempo nublado

Nova Cantu, PR

Estadual Tragédia

Morre segundo estudante vítima do atentado em Cambé, no norte do Paraná

Jovem de 16 anos, estudante do Colégio Estadual Helena Kolody, de Cambé, foi a segunda vítima do ataque a tiros ocorrido na segunda (19)

20/06/2023 às 12h29
Por: Redação Fonte: https://www.plural.jor.br/noticias/vizinhanca/morre-segundo-estudante-vitima-do-atentado-em-cambe-no-norte-do-parana/
Compartilhe:
Dois estudantes morreram por conta do ataque. Atirador está preso | Foto: divulgação
Dois estudantes morreram por conta do ataque. Atirador está preso | Foto: divulgação

Morreu na madrugada desta terça-feira (20) Luan Augusto da Silva, de 16 anos, estudante do Colégio Estadual Helena Kolody, de Cambé, região norte do Paraná. Ele é a segunda vítima do ataque a tiros ocorrido na segunda-feira (19). A primeira é Karoline Verri Alves, de 17 anos, aluna da mesma escola e namorada de Luan, que morreu no local do crime.

 

O estudante estava internado em estado grave e teve uma parada cardiorrespiratória. Familiares autorizaram a doação de órgãos e o corpo do rapaz será encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) após a captação.

A vítima foi atingida na cabeça por tiros. O autor do crime, um homem de 21 anos, está preso. Luan e Karoline estavam na aula de educação física quando foram baleados. O atirador é ex-aluno da escola e entrou no estabelecimento com a desculpa de buscar documentos.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública (Sesp) o crime pode ter sido premeditado. Foram apreendidas uma arma de fogo, uma machadinha e anotações com o acusado. Ele foi preso pela Polícia Militar e levado para Londrina. Um adolescente suspeito de colaborar com os assassinatos foi apreendido.

O governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), decretou luto oficial de três dias pelo falecimento dos estudantes. Do Rio de Janeiro, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, também manifestou solidariedade às famílias das vítimas. A prefeitura de Cambé emitiu uma nota de condolências no site oficial e suspendeu as aulas da rede municipal.

A escola onde ocorreu o ataque voltará a funcionar na semana que vem. As demais escolas estaduais da cidade retomam as aulas nesta quarta-feira (21).

Aos jornalistas, Ratinho Jr. disse que um funcionário da escola deteve o atirador e passou por um treinamento de segurança da Polícia Militar. No entanto, conforme O Globo, quem conseguiu parar o criminoso foi Joel de Oliveira, de 62 anos, funcionário de um estabelecimento vizinho.

Desde a onda de pânico gerada pelos ataques em Santa Catarina e São Paulo, em março deste ano, o Governo do Estado adotou treinamentos e instalou botões de pânico nas escolas.

De acordo com a PM, o treinamento foi feito em todos os núcleos regionais de educação com policiais do Batalhão de Patrulha Escolar (BPEC) e Batalhão de Operações Especiais (BOPE). Nesta etapa, participaram os diretores de cada escola, que por sua vez replicaram as aulas para os funcionários.

No entanto, segundo o próprio governo do Estado, o “Treinamento de Segurança Escolar Avançado” fornece informações para que funcionários e alunos se protejam de ameaças, ou seja, não há ensinamento de técnicas de imobilização.

No caso de Cambé, a PM foi acionada por meio do botão de pânico e chegou ao local após Oliveira conseguir deter o atirador.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 07h05 - Fonte: ClimaTempo
19°
Tempo nublado

Mín. 19° Máx. 22°

Ter 21°C 19°C
Qua 25°C 14°C
Qui 26°C 13°C
Sex 25°C 12°C
Sáb 26°C 13°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias