Segunda, 29 de Abril de 2024
21°

Tempo limpo

Nova Cantu, PR

Destaque Golpe do Motoboy

Saiba como se proteger do golpe do falso motoboy

Claudia Silvano, diretora do Procon Paraná, faz alerta para que consumidores não sejam enganados por criminosos

17/06/2023 às 19h03
Por: Redação Fonte: https://www.plural.jor.br/noticias/negocios/fique-esperto-saiba-como-se-proteger-do-golpe-do-falso-motoboy/
Compartilhe:
Claudia Silvano, do Procon | Foto: Tami Taketani/Plural.
Claudia Silvano, do Procon | Foto: Tami Taketani/Plural.

Transações bancárias atípicas, compras não reconhecidas ou movimentações suspeitas. Essas são as principais desculpas utilizadas por criminosos para aplicar o golpe do falso motoboy. Para não ser enganado, é preciso ficar alerta e perceber os sinais.

De acordo com a diretora do Procon Paraná, Cláudia Silvano, o início do golpe é sempre por telefone. “Eles ligam para a vítima e dizem que um motoboy está sendo enviado para a sua casa para pegar o cartão. O golpista orienta a vítima a quebrar o cartão, mas não a parte que tem o chip. Aí o falso motoboy leva o cartão e vira um prejuízo”, explica.

Os golpistas são habilidosos em conseguir informações com a vítima como endereço e até mesmo senha. “A boa notícia é que decisões recentes [do judiciário do Paraná], mostram que os bancos estão sendo responsabilizados porque não fazem o acompanhamento que deveriam fazer quando há transações atípicas na conta do consumidor”.

Bancos não retiram cartões

Em casos de transações suspeitas são emitidos alertas diretamente no aplicativo. E, se o cliente desconfiar de algo, a orientação é para fazer o cancelamento por meio dos canais oficiais de atendimento, como 0800, aplicativo ou pessoalmente na agência.

Em nenhum caso os bancos enviam representantes aos endereços dos clientes e também não solicitam a devolução dos cartões. Além disso, quando a pessoa for inutilizar o cartão, é importante cortar o chip e inutilizar o código de segurança, que são os três números que geralmente ficam na parte de trás.

“Se você receber uma ligação estranha tome cuidado porque pode ser golpe”, orienta Silvano.

Confira as orientações de Claudia Silvano:

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 22h05 - Fonte: ClimaTempo
21°
Tempo limpo

Mín. 20° Máx. 30°

Ter 30°C 19°C
Qua 29°C 20°C
Qui 31°C 20°C
Sex 32°C 19°C
Sáb °C °C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias