Sábado, 27 de Abril de 2024
23°

Tempo nublado

Nova Cantu, PR

Carros e Motos Combustão

UE e Alemanha fecham acordo sobre fim de motores a combustão

Bruxelas e Berlim encerraram a disputa sobre a garantia da venda de carros com motores a combustão interna a partir de 2035. Após pressão de liberais e da indústria alemã, texto abre exceção a combustíveis neutros em CO2.

26/03/2023 às 11h41
Por: Redação Fonte: Deutsche Welle
Compartilhe:
Reprodução
Reprodução

A Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia (UE), e a Alemanha anunciaram neste sábado (25/03) tendo chegado a um acordo sobre a garantia da venda de novos veículos com motores de combustão interna no bloco europeu após 2035.

O anúncio encerra uma disputa sobre se as montadoras de veículos ainda seriam autorizadas a vender carros que usam os chamados e-fuels, ou combustíveis sintéticos neutros em CO2.

Um acordo sobre o tema já havia sido anunciado em outubro passado, mas logo em seguida Berlim avisou que não o aprovaria se não contemplasse os e-fuels, para proteção de outros países do bloco e negociadores da Comissão Europeia.

O texto final permite que veículos a combustão continuem sendo registrados após 2035, desde que utilizem exclusivamente combustível neutro em carbono. 

"Chegamos a um acordo com a Alemanha sobre o uso futuro de e-fuels em carros", escreveu no Twitter o vice-presidente da Comissão Europeia, Frans Timmermans.

 

"Trabalharemos agora para que os padrões de CO2 na regulamentação de carros sejam adotados o mais rápido possível, e a Comissão agirá rapidamente em seguida com as medidas legais necessárias", escreveu.

O ministro alemão dos Transportes, Volker Wissing, que havia insistido na questão dos e-fuels, afirmou que "os veículos com motores de combustão interna ainda podem ser registrados após 2035 se foram abastecidos exclusivamente com combustíveis neutros em CO2".

 

O que estava por trás da disputa?

A Alemanha é a sede de grandes montadoras de automóveis, que obriga a implementar a legislação da UE. Além disso, havia preocupação de empresas alemãs produtoras de peças automotivas relacionadas aos motores de combustão, como sistemas de escape, de que seus produtos ficassem sem demanda.

O plano inicial da UE de permitir somente a fabricação de carros livres de emissões após 2035 emperrou depois que a Alemanha fez objeções de última hora, mantendo para permitir o registro de veículos movidos a e-fuel.

Wissing e seus correligionários do Partido Liberal Democrático (FDP), que integram a coalizão de governo do chanceler federal alemão Olaf Scholz, lideraram a pressão para revisar o texto e impediram um acordo rápido sobre o tema.

Na sexta-feira, o Ministério dos Transportes da Alemanha e a Comissão Europeia ainda negociavam em busca de um consenso. No fim do dia, Scholz, do Partido Social-Democrata (SPD), disse que haveria um acordo "muito em breve".

O ministro alemão da Economia e do Clima, Robert Habeck, do Partido Verde, havia afirmado que qualquer atraso adicional sobre esse tema poderia provocar problemas na coalizão que governa a Alemanha.

Acordo crítico do Greenpeace

A organização ambientalista Greenpeace criticou duramente o anúncio. "Este péssimo acordo mina a proteção climática no transporte e prejudicial a Europa", disse o especialista em mobilidade da entidade, Benjamin Stephan.

Ele acrescentou que "a orientação urgentemente necessária da indústria automobilística para uma eletromobilidade eficiente " seria enfraquecida.

Críticos à proposta dos e-fuels argumentam que a fabricação desse tipo de combustível é muito cara e intensiva em termos de energia. Usar tais combustíveis em um carro com motor de combustão requer cerca de cinco vezes mais eletricidade renovável do que rodar um veículo elétrico com bateria.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 19h04 - Fonte: ClimaTempo
23°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 29°

Dom 30°C 18°C
Seg 30°C 19°C
Ter 30°C 19°C
Qua 30°C 19°C
Qui 26°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias