Sexta, 20 de Setembro de 2024
19°C 32°C
Nova Cantu, PR
Publicidade

Sonda Lucy da NASA mostra o vasto espaço entre nós e a Lua

Abaixo está uma foto da Terra e da Lua. Nosso planeta está evidente, no lado direito da imagem, mas a Lua é um pouco mais difícil de detectar. Você vê?

28/10/2022 às 17h48
Por: Redação Fonte: https://universoracionalista.org/sonda-lucy-da-nasa-mostra-o-vasto-espaco-entre-nos-e-a-lua/
Compartilhe:
Uma lua cheia e brilhante pode parecer enganosamente próxima. (Créditos: NASA & Airwolfhound/Wikimedia Commons/CC BY SA-2.0)
Uma lua cheia e brilhante pode parecer enganosamente próxima. (Créditos: NASA & Airwolfhound/Wikimedia Commons/CC BY SA-2.0)

Traduzido por Julio Batista
Original de Morgan McFall-Johnsen para o Business Insider

Isso não é zoeira. A Lua está lá. A sonda Lucy da NASA, uma missão a um grupo de asteroides perto de Júpiter, tirou esta foto ao passar pela Terra em 13 de outubro. Não são muitas as naves espaciais que têm esta perspectiva do nosso planeta e do seu satélite rochoso.

Varia, mas em média a Lua está a 384,400 quilômetros da Terra. Em uma escala cósmica, isso não é muito longe, mas você poderia encaixar 30 Terras nesse espaço. É por isso que levou três dias para os astronautas da Apollo chegarem à Lua. O novo foguete lunar da NASA, chamado de Sistema de Lançamento Espacial, está programado para passar 25 dias viajando para a Lua, fazendo uma grande inversão de marcha em torno dela e voltando para a Terra. Resumindo: está longe.

Então você vê a Lua na imagem abaixo? Aqui vai uma dica: está no lado esquerdo da imagem.

(Créditos: NASA/Goddard/SwRI)

Marina Koren, uma redatora da equipe que cobre o espaço no The Atlantic, também teve problemas para localizá-la. “Toda vez que penso que vejo, acabo limpando um pouco depoeira da minha tela. Onde está?” escreveu ela no Twitter.

Bem, está bem aqui.

(Créditos: NASA/Goddard/SwRI)

Ainda não vê? Vamos aumentar o brilho.

(Créditos: NASA/Goddard/SwRI)

Então essa é a distância que a Lua realmente está.

A sonda Lucy estava passando pela Terra para obter um impulso extra em direção a Júpiter, lançando-se em direção ao Sistema Solar externo com a força da gravidade do nosso planeta.

Para calibrar seus instrumentos, o sistema de câmeras da espaçonave capturou essas imagens a 611.550 quilômetros de distância enquanto passava “por perto”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias