O Museu do Voto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu, no último ano, um total de 1.013 visitantes. Desses, 383 foram cidadãos interessados em conhecer a história da Justiça Eleitoral, e 630 foram alunos de seis escolas das redes pública e privada de ensino do Distrito Federal que participaram do Programa Educativo do Museu.
O espaço, criado em 1996, está instalado no subsolo do edifício-sede da Corte Eleitoral, em Brasília, e abriga grande acervo, composto por itens que ajudam a resgatar a memória institucional, bem como a história das eleições no Brasil. Destacam-se aqueles mais diretamente relacionados à natureza do acervo, como títulos eleitorais e urnas convencionais, diplomas presidenciais, protótipos de máquinas de votar e urnas eletrônicas.
As exposições realizadas pela Corte Eleitoral têm o objetivo de explorar e aprofundar temas relacionados à história eleitoral brasileira e à memória institucional. A mais recente, que ainda está em cartaz, é a mostra "Eleições no Brasil: a Conquista da Transparência e da Legitimidade". O acervo exposto apresenta traços do contexto do Brasil Colônia, do Império e de todas as fases da República.
Entre outras exposições que já estiveram em cartaz no Museu, estão a mostra "Voto no Brasil: Uma História de Exclusões e Inclusões" - por meio da qual o visitante pôde conhecer a evolução do direito e do exercício do voto no país - e "A saga da reinstalação da Justiça Eleitoral em 1945: história e cultura dos 70 anos da redemocratização no Brasil".
Programa Educativo
O Programa Educativo do Museu do Voto consiste em uma visita guiada com estudantes à exposição que está em cartaz, seguida de oficina educativa. Na oficina, os alunos são convidados a refletir sobre os conteúdos abordados e sobre temas relacionados, como democracia, cidadania, participação política e inclusão. Por fim, os participantes têm a oportunidade de simular uma votação na urna eletrônica. Além disso, o Tribunal oferece transporte e lanche aos estudantes das instituições públicas de ensino.
Visitas
As visitas ao Museu do Voto ocorrem de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h (exceto nos feriados e durante o recesso forense, de 20 de dezembro a 31 de janeiro). Não há cobrança de ingresso para visitar o espaço nem necessidade de agendamento.
Mais informações sobre o Museu do Voto podem ser obtidas pelo e-mail museu@tse.jus.br, pelos telefones (61) 3030-9285 e (61) 3030-9291 e na página do Museu, no Portal do TSE.
IC/LC