Neste sábado (30), Ratinho Junior (PSD) foi confirmado como postulante à reeleição. Gomyde (PDT), Solange Ferreira Bueno (PMN), Professora Angela Machado (PSOL) e Professor Ivan (PSTU) também tiveram as candidaturas homologadas. O prazo para as convenções partidárias se encerra na próxima sexta-feira (5).
Pelo cenário desenhado, a disputa pelo Governo do Paraná parece definida. Resta a convenção do Podemos, que pode lançar o senador Flávio Arns na disputa. Álvaro Dias também chegou a fazer declarações de que pode disputar o cargo.
Desta forma, já oficializaram candidatura:
Carlos Massa Ratinho Junior tem 41 anos e é natural de Jandaia do Sul. Formado em Marketing e pós-graduado em Direito, atuou como empresário no ramo da comunicação até ingressar na vida política, aos 21 anos, quando se elegeu deputado estadual. Depois, foi eleito duas vezes deputado federal e retornou à Assembleia Legislativa, além de ter sido Secretário de Desenvolvimento Urbano do Paraná.
Em 2018, Ratinho Junior foi eleito governador em primeiro turno com 3,2 milhões de votos, o equivalente a 60% dos votos válidos.
Com ampla gama de apoios, Ratinho Junior deve ter o maior tempo de televisão e unir PSD, PL, União Brasil, Progressistas, MDB, Solidariedade, Republicanos e PSB.
Darci Piana será novamente candidato a vice.
Ex-governador do Paraná, Roberto Requião ocupou o cargo por três mandados: 1991-1994, 2003-2006 e 2007-2010.
Com 81 anos, Requião nasceu em Curitiba. Ele é advogado, jornalista e urbanista. Já foi também prefeito de Curitiba, deputado estadual e senador.
Vai compor chapa com a Federação Paraná da Esperança, que reúne PT, PCdoB e PV. O ex-presidente da Itaipu Binacional, Jorge Samek, é candidato a vice.
Ricardo Gomyde tem 52 anos, é nascido em Ibaiti. Ele mora em Curitiba desde 1978.
É advogado, foi vereador por Curitiba, deputado federal e secretário estadual de Esporte.
No Governo Federal, assumiu a Secretaria Nacional de Futebol no Ministério do Esporte e foi gestor da Copa do Mundo de futebol em 2014 e dos jogos olímpicos de 2016.
Solange Ferreira Bueno é natural de Maringá e viveu a maior parte de sua vida em Cascavel. Mora em Curitiba há 11 anos, onde atua como professora de música. É a primeira vez que coloca seu nome à disposição para concorrer a um cargo público.
Professora da rede pública estadual há mais de 20 anos, se declara feminista e é mãe de três filhos, Angela tem relevante atuação no Cursinho de Educação Popular Emancipa, na Vila Verde/CIC em Curitiba.
Ivan Ramos tem 53 anos e é professor da rede estadual. É morador de Paranavaí e também concorreu ao cargo em 2018.
Nascido em Cornélio Procópio, Joni Correia morou em Londrina e Foz do Iguaçu. Há mais de 2 décadas, mantém residência em Curitiba. Formado em Direito e em Comunicação Social Publicidade e Propaganda, com especializações em Direito Internacional, em Comportamento Organizacional e Recursos Humanos e MBA em Marketing.
Vivi Motta começou a vida política em Cuiabá (MT). É formada em Ciências Sociais e atua como professora na rede estadual de ensino no Paraná.
Diego Valdez será o vice.