Quinta, 28 de Março de 2024
25°

Parcialmente nublado

Nova Cantu, PR

Estadual Lixo

Ratinho Junior reafirma contrariedade a projeto que permite vinda de lixo de outros estados ao Paraná

O governador Ratinho Junior reafirmou ser contrário ao polêmico projeto de lei que permite a vida de lixo de outros estados para o Paraná

30/07/2022 às 15h57
Por: Redação Fonte: https://www.bandab.com.br/noticias-parana/rascunho-automaticoratinho-junior-reafirma-contrariedade-a-projeto-que-permite-vinda-de-lixo-de-outros-estados-ao-parana/
Compartilhe:
Orlando Kissner/Alep
Orlando Kissner/Alep

Em maio, ele vetou a proposta, mas no início desta semana foi sua base de apoio na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) que possibilitou a promulgação da medida. A fala de Ratinho aconteceu durante a convenção do PSD, que confirmou sua candidatura à reeleição na manhã deste sábado (30).

Questionado sobre o tema, o governador afirmou que a medida pode atrapalhar o desenvolvimento sustentável do estado. “Nós conseguimos transformar o Paraná no estado mais sustentável do Brasil. Qualquer lei que venha, mesmo que tecnicamente organizada, colocar ou atrapalhar o desenvolvimento sustentável, nós precisamos analisar com muita calma. Vamos utilizar de todos os instrumentos jurídicos para evitar que a lei seja impantada no Paraná”, disse.

 

Durante a sessão legislativa realizada na última segunda-feira (26), chamou a atenção a certa ‘inversão’ de votos. Enquanto a base optou por derrubar o veto, a oposição votou favoravelmente a Ratinho Junior e promete entrar na Justiça contra a aplicação.

A lei é de autoria do deputado Tião Medeiros (Progressistas). Ela estabelece diretrizes e critérios para o licenciamento, implantação, operação e encerramento de aterros sanitários e industriais e para o gerenciamento de resíduos.

Alep se defende

Diante da repercussão do caso, a Assembleia Legislativa se posicionou por nota. De acordo com a Casa Legislativa, o projeto de lei não libera de forma indistinta a importação de lixos de outros Estados. “O texto aponta que qualquer movimentação dessa natureza deve ser autorizada pelos órgãos ambientais competentes. A legislação moderniza os parâmetros ao permitir ao Estado a gestão dos resíduos sólidos de uma maneira coordenada”, garante.

A Assembleia cita ainda que o texto final foi aprovado em 26 de abril com 45 votos favoráveis e nenhum voto contrário, incluindo-se o voto dos parlamentares da oposição. “Repudia-se, portanto, qualquer alegação de que a proposta aprovada atenda interesses particulares em detrimento do interesse público”, conclui.

Veto

Um dos trechos vetados por Ratinho Junior, mas promulgado pela Alep é o seguinte:

Art. 9° Parágrafo único. O Estado do Paraná pode receber, desde que devidamente autorizado pelo Órgão Ambiental competente, os seguintes resíduos:

I – resíduos sólidos urbanos;

II – resíduos industriais Classes I e II, exceto resíduos explosivos, reativos e radioativos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 11h06 - Fonte: ClimaTempo
25°
Parcialmente nublado

Mín. 16° Máx. 26°

Sex 29°C 16°C
Sáb 30°C 16°C
Dom 32°C 18°C
Seg 22°C 18°C
Ter 28°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias