Quinta, 18 de Abril de 2024
20°

Tempo limpo

Nova Cantu, PR

Estadual Cassação

Quatro deputados paranaenses têm o mandato cassado, devido a fraude de cotas, por unanimidade pelo TRE

Alegação é suposta fraude na cota de gênero por parte da coligação

04/07/2022 às 21h32
Por: Redação Fonte: https://obemdito.com.br/noticia/86734/delegado-fernando-e-mais-tres-deputados-tem-o-mandato-cassado-por-unanimidade-pelo-tre
Compartilhe:
Reprodução
Reprodução

Uma decisão do plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) divulgada nesta segunda-feira (04), cassou a chapa completa de deputados estaduais do PSL nas eleições de 2018. Alegação é suposta fraude na cota de gênero por parte de membros da coligação.

Desta forma, perdem o mandato os deputados Luiz Fernando Guerra (União), Ricardo Arruda (PL), Delegado Fernando (Republicanos) e Coronel Lee (PSD), eleitos pelo PSL em 2018.

A decisão atende a ação do Ministério Público Eleitoral (MPE-PR) que apontou a fraude no preenchimento das cotas de gênero pela coligação PDL/PTC/Patriota.

O processo tramita em segredo de Justiça, mas trata de pelo menos duas candidatas do Patriota que teriam sido registradas sem consentimento na chapa da coligação.

Os outros quatro deputados eleitos pelo PSL já perderam o mandato. A situação aconteceu depois que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou o mandato de Fernando Francischini (União) e determinou a recontagem dos votos. Desta forma, Emerson Bacil, Do Carmo e Cassiano Caron também perderam seus cargos.

Com a decisão, todos os votos 603 mil votos recebidos pela coligação em 2018 deverão ser considerados nulos e o quociente eleitoral deverá ser recalculado para definir quais deputados devem assumir mandato.

O Blog Politicamente informou que, como o TSE precisa confirmar a decisão, os parlamentares continuam nos seus respectivos mandatos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 11h13 - Fonte: ClimaTempo
20°
Tempo limpo

Mín. Máx. 24°

Sex 24°C 11°C
Sáb 25°C 12°C
Dom 27°C 14°C
Seg 28°C 16°C
Ter 28°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias