Sábado, 20 de Abril de 2024
13°

Tempo limpo

Nova Cantu, PR

Estadual Briga por máscara

Novo vídeo mostra detalhes de briga por máscara de policial federal que atirou em posto

"Eu sou carioca e nunca vi nada parecido com aquilo que presenciei aquele dia", disse a testemunha

23/05/2022 às 20h04
Por: Redação Fonte: https://www.bandab.com.br/seguranca/briga-mascara-padaria-curitiba-policial-federal/
Compartilhe:
Reprodução
Reprodução

Novas imagens obtidas pela Banda B mostram um outro ângulo da confusão por conta do uso de máscara envolvendo o policial federal Ronaldo Massuia Silva, em uma padaria do bairro Bacacheri, em Curitiba. O Portal Banda B trouxe o caso em primeira mão em 12 de maio e, nesta segunda-feira (23), teve acesso a novos detalhes da briga (assista abaixo) que aconteceu no dia 29 de novembro do ano passado.

Uma testemunha da briga falou com a Banda B e afirmou que, além da briga pelo uso de máscara, o policial teria humilhado um garçom e o gerente que trabalham no estabelecimento: “Piranha, vadia. (…) Falou que era um merdinha”, afirmou a testemunha.

policial federal padaria Curitiba
Policial federal Ronaldo Massuia Silva é visto em discussão por conta do uso de máscaras em padaria no Bacacheri. Foto: Reprodução/Colaboração/Montagem Banda B

A testemunha relembrou que, naquela época, ainda estava em vigor o decreto municipal que obrigava a população a usar máscaras nos ambientes, em Curitiba. Segundo ela, Massuia já entrou na padaria sem máscara.

“Então foi solicitado para que ele colocasse a máscara. Ele se recusou e foi para a mesa com a moça que o acompanhava. Está tudo no vídeo”, começou.

Neste momento, como continuou a testemunha, um dos funcionários da padaria, em Curitiba, foi até a mesa e tentou conversar com Massuia. O garçom teria ressaltado a obrigação do uso da máscara e a determinação da Prefeitura.

“Ele levantou, falou que era policial e que o funcionário não sabia com quem estava falando. Começou a xingar uma garçonete que também falou para ele usar a máscara. Xingou ela de piranha, de vadia. Foi a maior baixaria”, destacou.

Clientes começaram a ficar nervosos

Com os ânimos exaltados, a testemunha, que estava acompanha de outras quatro pessoas, entre elas uma mulher grávida, disse que todos começaram a ficar nervosos. Por ser policial, os clientes pensaram que Massuia estivesse armado. Diante da situação, passaram a gravar a confusão e chamaram a polícia.

policial federal padaria Curitiba
Policial federal Ronaldo Massuia Silva é visto em discussão por conta do uso de máscaras em padaria no Bacacheri. Foto: Reprodução/Colaboração/Montagem Banda B

Segundo o relato da testemunha à Banda B, o policial federal parecia estar alcoolizado.

“Muito agressivo. Mandando o pessoal calar a boca e tal. A gente começou a filmar e ligamos para a polícia, mas, enquanto ela não chegava, continuamos com as filmagens porque era uma forma de nos resguardarmos, caso acontecesse alguma coisa”, reforçou.

A testemunha também comentou que pensou em ir embora, mas decidiu permanecer por medo. Segundo ela, caso o grupo saísse do local, o policial poderia ficar “mais nervoso ainda”.

Polícia foi até o local

Depois de um tempo, dois policiais entraram na padaria. A testemunha relembrou que, pelo fato de Massuia ser policial, a equipe não pôde fazer “muita coisa” por uma questão de hierarquia. No entanto, os PMs pediram para que o policial federal saísse do estabelecimento.

“Com toda a educação do mundo. Só que o cara continuou. Chamaram o gerente e ele [Massuia] falou que era um merdinha, humilhou o cara. A polícia, no fim, acompanhou o cara até a saída da padaria. Só que lá fora, ele continuou conversando e falando ‘um monte de coisa’ para os PMs. Esta parte eu não filmei”, falou.

“Eu sou carioca e nunca vi nada parecido com aquilo que presenciei aquele dia. Em questão de humilhação, agressividade, eu nunca vi nada parecido. Nada, nada”, finalizou à Banda B.

Veja os vídeos na padaria, no bairro Bacacheri, em Curitiba:

O primeiro trecho das imagens enviadas à Banda B mostram Massuia dizendo aos policiais, em uma espécie de intimidação, que iria chamar o “Mesquita” e o “Péricles”.

Provavelmente, as menções foram feitas ao delegado de Polícia Federal e atual secretário de Estado da Segurança Pública do Paraná e ao atual secretário de Defesa Social e Trânsito da Prefeitura de Curitiba, que também é coronel da reserva da Polícia Militar do Paraná e já comandou o  1º Comando Regional da PM, que fica na capital. Não há nenhuma comprovação da relação dos nomes citados com o policial Massuia.

Ao longo do vídeo, também é possível notar diversas ofensas direcionadas a um funcionário do estabelecimento, que possivelmente é o gerente da padaria, e, no fim da gravação, um palavrão direto do policial federal referente à comanda do comércio.

Assista ao vídeo, que contém vários palavrões:

Massuia já está indiciado por confusão no Cristo Rei

Massuia também é o autor dos tiros que mataram o fotógrafo André Fritoli e deixou outros três feridos em um posto de combustíveis no bairro Cristo Rei, em Curitiba, no início de maio. Sobre este caso, o policial federal já foi denunciado pelo Ministério Público do Paraná (MP/PR) por homicídio triplamente qualificado e outras quatro tentativas de assassinato.

Na ocasião do indicamento a defesa de Massuia emitiu nota:

 

” O indiciamento do policial federal Ronaldo Massuia é um entendimento da autoridade policial e o primeiro passo do processo criminal. A defesa já solicitou diligências, além da reprodução simulada dos fatos, que vai esclarecer pontos sobre o trágico fato que pode alterar o relatório final do inquérito policial”, diz a nota.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 08h05 - Fonte: ClimaTempo
13°
Tempo limpo

Mín. 10° Máx. 24°

Dom 26°C 12°C
Seg 28°C 15°C
Ter 28°C 17°C
Qua 27°C 19°C
Qui 28°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias