Quarta, 17 de Abril de 2024
15°

Tempo limpo

Nova Cantu, PR

Curiosidade Vikings

Barco funerário viking descoberto na Noruega pode conter restos de figuras da realeza

Arqueólogos descobriram inesperadamente um barco funerário viking enterrado.

27/04/2022 às 18h41
Por: Redação Fonte: https://universoracionalista.org/barco-funerario-viking-descoberto-na-noruega-pode-conter-restos-de-figuras-da-realeza/
Compartilhe:
Esta imagem mostra onde o barco funerário e outros sepultamentos foram encontrados. (Créditos: Cortesia do NIKU)
Esta imagem mostra onde o barco funerário e outros sepultamentos foram encontrados. (Créditos: Cortesia do NIKU)

Traduzido por Julio Batista
Original de  para a Live Science

Arqueólogos descobriram um barco viking que provavelmente contém os restos mortais de uma figura real ou outra figura de elite datada entre os anos 500 e 1.000, perto da cidade de Kvinesdal, no sudoeste da Noruega. O barco enterrado do falecido data de um período de tempo em que os vikings estavam prosperando – realizando ataques, expandindo seus territórios e explorando novas áreas. Os arqueólogos descobriram esse sepultamento único enquanto realizavam uma pesquisa de radar terrestre antes da construção de estradas nas proximidades. Esse tipo de equipamento de radar envia ondas de rádio nas profundezas do solo, onde elas ricocheteiam em objetos (como um barco funerário) para ajudar os pesquisadores a criar um mapa dessas estruturas.

O barco funerário foi encontrado em uma pesquisa de radar e remonta entre o período entre os anos 500-1000, época em que os vikings estavam prosperando. (Créditos: Cortesia do NIKU)

A pesquisa de radar detectou as marcas do barco revelando que tem entre 8 e 9 metros de comprimento, disse Jani Causevic, arqueóloga do Instituto Norueguês de Pesquisa do Patrimônio Cultural (NIKU) que realizou a pesquisa, ao Live Science em um email. Como nenhuma escavação foi feita, os arqueólogos sabem pouco sobre o que o barco pode conter; no entanto, membros da elite da sociedade eram frequentemente enterrados em estruturas de barcos, disse Causevic, observando que esse sepultamento de barcos poderia ter abrigado uma ou mais pessoas. É possível que não tenha sobrado muito do barco. “O solo na área não é preferível para a conservação de materiais orgânicos, e provavelmente apenas os pregos e outros objetos metálicos permanecem”, disse Causevic.

“O barco parece ter sido feito no chão antes que um túmulo fosse jogado sobre ele”, disse Frans-Arne Hedlund Stylegar, um arqueólogo que está trabalhando na escavação, à Live Science por e-mail. “As sepulturas de barco representam um costume de sepultamento especial que existia na Era Viking em muitos assentamentos costeiros, dentro e fora das fronteiras da Noruega”, disse Stylegar, observando que “alguns dos mais ricos sepultamentos da Era Viking nesta parte da Escandinávia são barcos funerários.”

A pesquisa de radar também descobriu vários montes funerários que podem ser mais antigos que o barco funerário, disse Causevic.

O barco funerário “poderia ter sido construído ao mesmo tempo que o resto dos montes, ou em uma data posterior. [Possivelmente] para mostrar a continuação do controle sobre a área”, disse Causevic.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 19h47 - Fonte: ClimaTempo
15°
Tempo limpo

Mín. 12° Máx. 25°

Qui 25°C 11°C
Sex 25°C 11°C
Sáb 27°C 13°C
Dom 27°C 16°C
Seg 27°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias