Sexta, 29 de Março de 2024
19°

Parcialmente nublado

Nova Cantu, PR

Meio Ambiente Meio Ambiente

Subcomitê Leste promove debate sobre segurança hídrica

Primeira edição do evento “Roda de Conversa” reunirá especialistas para discutir soluções para o aumento da disponibilidade hídrica na região leste...

27/04/2022 às 14h50
Por: Redação Fonte: Agência Dino
Compartilhe:
Tânia Rego - Agência Brasil
Tânia Rego - Agência Brasil

O Subcomitê Leste do Comitê de Bacia da Região Hidrográfica da Baía de Guanabara (CBH Baía de Guanabara) realiza, no dia 27 de abril, uma "Roda de Conversa" sobre segurança hídrica. Primeiro de uma série de sete eventos que vão compartilhar conhecimentos e apontar caminhos para a manutenção do abastecimento de água da população, o encontro virtual pretende gerar subsídios para a programação de um workshop específico sobre o tema.

Risco de insegurança hídrica

O trecho leste da Região Hidrográfica da Baía de Guanabara, composto pelos municípios de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Tanguá, Cachoeiras de Macacu, Rio Bonito, Magé e Maricá, concentra aproximadamente dois milhões de habitantes, dentre os quais cerca de 1,7 milhão dependem quase que exclusivamente do sistema Imunana Laranjal, que é abastecido pelas bacias do Guapiaçu e do Macacu.

O risco de insegurança hídrica na região é debatido desde a década de 1980, quando o plano de abastecimento público da CEDAE mapeou sete sítios barráveis no Leste metropolitano. Atualmente, com o novo marco regulatório do saneamento e a concessão dos serviços de água e esgoto da CEDAE, o assunto voltou a atrair a atenção em razão da construção da barragem Guapiaçu estar prevista no caderno de encargos como uma das atribuições da concessionária Águas do Rio, a qual divide a opinião de especialistas.

Como o Subcomitê Leste tem entre suas responsabilidades promover a gestão democrática e descentralizada das águas e mediar conflitos na região em que atua, o colegiado decidiu reunir representantes do poder público, concessionárias, organizações que dependem economicamente dos recursos hídricos da região e sociedade civil para aprofundar a discussão sobre os impactos que a obra trará.

O tema

O tema desta primeira Roda de Conversa é "Vulnerabilidade e pressões ambiental, social e econômica da região leste" e visa justamente identificar os principais conflitos, riscos e pressões ambientais que estão relacionados à manutenção da quantidade e da qualidade da água na região, além de coletar informações sobre a contextualização territorial da região.

Participam do evento a supervisora local da EMATER-RJ, Delaine Arneiro; a pesquisadora do Núcleo de Estudos e Projetos Habitacionais e Urbanos (NEPHU) da Universidade Federal Fluminense (UFF), Eloísa Helena Freire, e o presidente do Conselho Fiscal da ALERJ, Mauro Osório. Para acompanhar o debate, os interessados deverão acessar o canal do CBH Baía de Guanabara no YouTube na data e horário previstos.

Serviço

Evento: Roda de Conversa "Vulnerabilidade e pressões ambiental, social e econômica na região leste", do Subcomitê Leste do CBH Baía de Guanabara

Dia: 27/04

Horário: 14h

Inscrição: Gratuita

https://bit.ly/1rodadeconversaSCLeste

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 08h05 - Fonte: ClimaTempo
19°
Parcialmente nublado

Mín. 16° Máx. 28°

Sáb 30°C 16°C
Dom 32°C 18°C
Seg 22°C 18°C
Ter 26°C 18°C
Qua 29°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias