Sexta, 20 de Setembro de 2024
19°C 32°C
Nova Cantu, PR
Publicidade

Pegadas misteriosas sugerem que neandertais escalaram um vulcão logo após sua erupção

Segundo a lenda, certa vez o diabo deu um passeio pela encosta de um vulcão no sul da Itália, cada passo preservado para sempre em rocha sólida.

07/04/2022 às 20h35
Por: Redação Fonte: https://universoracionalista.org/pegadas-misteriosas-sugerem-que-neandertais-escalaram-um-vulcao-logo-apos-sua-erupcao/
Compartilhe:
Pegadas na Ciampate del Diavolo. (Créditos: edmondo gnerre/Wikimedia Commons/CC BY 2.0)
Pegadas na Ciampate del Diavolo. (Créditos: edmondo gnerre/Wikimedia Commons/CC BY 2.0)

Traduzido por Julio Batista
Original de Mike McRae para o ScienceAlert

Suas marcas são conhecidas como “Ciampate del Diavolo” ou “Trilha do Diabo” – mas os detalhes publicados em 2020 revelam uma história menos diabólica, mas muito mais interessante sobre como elas surgiram. As pegadas misteriosas são bem conhecidas por aqueles que vivem perto de Roccamonfina, um vulcão extinto no sul da Itália que não entra em erupção há dezenas de milhares de anos.

Desde 2001, os pesquisadores procuram explicar as dezenas de pegadas deixadas por um pequeno grupo de ancestrais humanos e até mesmo alguns animais serpenteando pela encosta da montanha.

Mas um paper publicado em janeiro de 2020 sugeriu que alguns indivíduos estavam realmente indo para o vulcão.

Nos últimos anos, inúmeras expedições forneceram análises detalhadas de um total de 67 marcas deixadas pela mistura de pés, mãos e pernas, todas divididas em três trilhas distintas que se afastam do cume da montanha.

Graças às contribuições de uma equipe de cientistas de institutos de toda a Itália, obtivemos detalhes sobre mais 14 pegadas – estas ainda maiores que as outras – algumas das quais sobem a montanha em vez de descer.

A datação radiométrica e geológica dos vários estratos rochosos já estabeleceu que as marcas foram deixadas no manto macio de cinzas deixado por uma erupção há cerca de 350.000 anos, tornando essas algumas das pegadas humanas preservadas mais antigas já registradas.

Mas quem deixou esses rastros? É impossível dizer com certeza com base em uma variedade de formas imprecisas pressionadas desajeitadamente em sedimentos vulcânicos desgastados pelo tempo.

Parecia haver pelo menos cinco corpos diferentes por trás das marcas. Investigações adicionais podem ajudar a limitar o sexo, massa corporal e talvez até altura dos aventureiros.

Dado que nossos próprios ancestrais Homo sapiens desenvolveram seus traços característicos há apenas 315.000 anos, podemos ter certeza de que eles não eram membros de nossa própria espécie.

Mas os pesquisadores têm algumas pistas.

Uma das marcas mais preservadas fornece evidências claras de um macho humano adulto.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias