Uma boa parcela dos participantes daFeira Agrotecnológica da Região Sudeste do Tocantins (Agrosudeste), que ocorre em Almas até sábado, 9 de abril, está hospedada em casas de moradores locais. O exemplo de hospitalidade é resultado de uma capacitação sobre o sistema de hospedagem familiar Cama e Café, realizada pelasuperintendência de Projetos Estratégicos e Operações Turísticas da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), no mês de março.
A solicitação partiu da própria Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo, antecipando a grande demanda por leitos durante o evento. De acordo com a superintendente Maria Antônia Valadares, mais de 20 famílias aderiram ao projeto e participaram da capacitação realizada pelo gerente de Qualificação Técnica, Wellington Barbosa Rebelo.
O sistema Cama e Café, também conhecido como Hospedagem Familiar, oferece a chance de aumento da renda familiar, ao mesmo tempo em que prepara seus adeptos para atender seus hóspedes dentro de requisitos de qualidade, organização, limpeza e oferta de alimentação. Uma das novas empreendedoras em hospedagem de Almas é Zildene Soares, que mesmo já possuindo um estabelecimento comercial resolveu abrir as portas da sua casa para receber visitantes.
“Nossa expectativa é que a partir desta primeira experiência durante a Agrosudeste estas famílias passem a recepcionar viajantes que chegam a Almas para conhecer os belíssimos atrativos naturais da região”, explica o titular da Sectur, Hervy Filho.
O secretário também ressaltou a importância da qualificação para garantir atendimento profissional e, ao mesmo tempo, manter a reconhecida cordialidade do povo tocantinense durante o atendimento.
Agrosudeste
A Agrosudeste aguarda um público superior a 6 mil pessoas, envolve 22 municípios da região, produtores de outros estados, mais de 40 expositores, minicursos, capacitações, dias de campo, apresentações culturais, entre outras atividades. A abertura oficial será nesta quinta, 7, com a presença do governador Wanderlei Barbosa.