
O Governo de Minas , por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) , divulga os resultados do Censo Turismo 2025 . A pesquisa ouviu 750 municípios e apresenta um panorama atualizado das políticas públicas, investimentos, ações de promoção, sustentabilidade e monitoramento do turismo no estado.
Um dos destaques é o crescimento do empreendedorismo e da adesão ao Cadastur. A pesquisa mostra que 70,4% dos municípios afirmam realizar ações de fomento, um salto de 62% em relação a 2023. As ações de incentivo ao Cadastur também cresceram, chegando a 78,9% dos municípios, com forte presença de contatos telefônicos, visitas e comunicados online.
Além disso, a nova edição confirma o fortalecimento da governança municipal, a ampliação de práticas sustentáveis e o aumento de projetos financiados pelos governos estadual e federal. Confira a pesquisa completa no Observatório do Turismo de Minas Gerais (OTMG) .
De acordo com o levantamento, 96,1% dos municípios possuem leis municipais de turismo, 93,9% têm planos municipais de turismo, com o mesmo percentual afirmando possuir ações em execução, e 97,2% contam com Fundo Municipal de Turismo (Fumtur).
Entre os principais usos do Fumtur, destacam-se a realização de eventos em 585 municípios, ações de marketing turístico em 400, contratações especializadas em 297, obras de infraestrutura em 212 e sinalização turística em 184.
Houve também progresso no planejamento urbano. Embora somente 45,2% tenham planos diretores, 89,1% já aplicam diretrizes específicas de turismo.
A participação social também está fortalecida. Do total, 95,7% possuem conselhos municipais de Turismo e 81,5% promovem políticas que envolvem os moradores no desenvolvimento turístico.
“Os municípios avançaram de forma consistente na governança, na sustentabilidade e na promoção dos seus destinos. Os números mostram que o trabalho integrado entre Estado, prefeituras e instâncias de governança regionais está rendendo frutos concretos e confirmam que Minas está construindo um turismo mais estruturado, responsável e conectado às vocações de cada território”, avalia a secretária de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Bárbara Botega.
Aumento da captação de recursos
O censo aponta expansão significativa de projetos financiados. De 2023 para 2025, houve aumento de 63,9% de projetos financiados pelo Governo de Minas e de 7,6% de projetos financiados pelo Governo Federal. Além disso, 26,5% dos municípios realizam projetos em parceria com a iniciativa privada. As principais iniciativas incluem infraestrutura turística, promoção de destinos e eventos geradores de fluxo.
Promoção turística e presença digital
A comunicação digital é quase universal. Ao todo, 97,1% dos municípios têm site ou redes sociais. O Instagram lidera como principal ferramenta, com 689 registros, seguido do site institucional, com 578. Outros avanços incluem 72,2% com banco de imagens, 58,5% com material promocional impresso e 80% com ações vinculadas ao portal Minas Gerais .
A comercialização por agências receptivas também chega a 24,2%, crescimento de quase 20% em relação a 2023.
Sustentabilidade em expansão
A pesquisa também mostra que 63,6% dos municípios implementam práticas sustentáveis, 79,5% percebem aumento do interesse por viagens responsáveis e 81,6% acreditam que turistas estão dispostos a pagar mais por serviços sustentáveis.
Monitoramento ainda é desafio
Ainda que haja avanço, o monitoramento segue como uma das principais lacunas. Apenas 12,9% têm sistema de acompanhamento das ações de turismo e 30,3% monitoram indicadores do setor.