
Terceiro dia do Fórum Estadual foi marcado pela divisão dos Grupos de Trabalho e encaminhamentos que seguem para a etapa nacional


O terceiro dia do Fórum Estadual de Pontos de Cultura, dentro da programação da 1ª Teia Amazonas – Pontos de Cultura pela Justiça Climática, realizado na quinta-feira (29/01), no Palacete Provincial, registrou avanços importantes na organização interna da rede e nos encaminhamentos políticos que serão levados à etapa nacional da Cultura Viva.
Durante a programação da tarde, os participantes se dedicaram à divisão dos Grupos de Trabalho Temáticos (GTs), definindo quais representantes atuarão em cada área. Esses GTs fazem parte de uma estrutura nacional, presente em todas as Teias do país, e têm a função de aprofundar debates específicos por linguagem, território e atuação cultural.
A partir dessa organização, os representantes do Amazonas irão dialogar com outros estados na Teia Nacional, levando experiências e propostas construídas no território. Um dos destaques foi a confirmação de que o estado levará, por exemplo, um GT de Hip-Hop, que irá dialogar com fazedores de cultura de outras regiões do Brasil dentro da Rede Nacional de Pontos de Cultura.
Após a estruturação dos GTs, ficou definido que os grupos irão se organizar em três eixos temáticos, onde serão elaboradas propostas para cada eixo. Cada grupo deverá construir três propostas, que serão validadas coletivamente. Ao final desse processo, o Amazonas irá consolidar dez propostas para apresentar e defender no âmbito nacional da política Cultura Viva, assim como os demais estados participantes.


Durante o dia, também foi apreciada e votada a proposta que define os critérios para a eleição dos delegados, processo que será realizado na manhã desta sexta-feira (30). A proposta apresentada estabelece a distribuição das vagas, respeitando critérios de território, cotas e participação nos grupos temáticos, garantindo representatividade entre capital, interior, Pontões, municípios e GTs.
Em função do tempo dedicado à organização dos GTs e à apreciação da proposta de eleição, a atividade dos eixos temáticos, inicialmente prevista para esta quinta-feira, foi remanejada para a programação desta sexta-feira, quando também acontece a eleição dos 30 delegados que irão representar o Amazonas na etapa nacional da Teia.
Encerramento
A 1ª Teia Amazonas se despede, nesta sexta-feira (30/01), com um grande encerramento no Palacete Provincial, reunindo música, dança e expressões culturais que celebram a força da cultura amazônida. A programação começa a partir das 16h, com entrada gratuita, e conta com apresentações do Coletivo Cultural Circo Caboclo, Águas de Oxalá, Grupo Folclórico Flores do Carimbó, Ponto de Cultura do Sol, Maracatu Pedra Encantada, Cocada Baré e Luli Braga, marcando o último dia do evento como um verdadeiro encontro de diversidade, resistência e celebração.