Ao apresentar para a Secretaria de Cultura e Turismo do Tocantins (Sectur) os resultados positivos docursodeGestor de Turismo das Serras Gerais,projeto realizado pelo cursodeTurismo Patrimonial e Socioambientalda Universidade Federal do Tocantins (UFT), câmpus de Arraias, as professorasAna Cláudia Macedo e Valdirene Gomes dos Santos solicitaram a parceria do Governo do Tocantins para a qualificação de profissionais do turismo. A reunião com o secretário de Cultura e Turismo, Hercy Filho, asecretária executiva, Jocélia Costa, e a superintendente de Turismo, Maria Antônia Valadares, aconteceu nesta segunda, 14.
“Temos disponibilidade de colaborar e nossa preocupação é priorizar os trabalhadores do setor que realmente necessitam”, ressaltou Ana Cláudia. Segundo a professora, a principal demanda das Serras Gerais é por guias, pois atualmente a região turística conta somente com condutores de turismo.
A professora Valdirene dos Santos lembrou que parceria envolvendo as secretarias de Educação e Turismo e Cultura facilitaria a criação de polos em diversos municípios da região, evitando a necessidade de deslocamento até Palmas. “Se queremos que os municípios turísticos das Serras Gerais se desenvolvam temos que apostar na qualificação”, afirmou.
A secretária executiva da Sectur, Jocélia Costa, reforçou a importância da universidade e da necessidade do meio acadêmico de perceber a vocação de cada região para atender a população. Já a superintendente de Turismo, Maria Antônia, pontuou que somente por meio da capacitação dos empresários e profissionais do trade é que os municípios poderão transformar atrativos potenciais em produtos turísticos.
Ao convidar as coordenadoras do curso deTurismo Patrimonial e Socioambientalpara participarem da construção do projeto de qualificação profissional da Sectur, o secretário Hercy Filho enfatizou o poder das parcerias. “Nós temos que criar esta cultura da parceria para otimizar os recursos públicos”, observou.
O secretário de Cultura e Turismo destacou que o Conselho do Desenvolvimento Econômico já aprovou aporte para a realização de cursos de qualificação de profissionais do turismo.