Uma pesquisa de intenção de votos, encomendada pelo “Jornal Gazeta do Povo”, ao Instituto Opinião, sobre a eleição para o governo do Paraná em 2022, aponta o governador Ratinho Junior (PSD) com 53,3% das intenções de votos. O resultado daria vitória a Ratinho ainda no 1º turno das eleições.
Os outros concorrentes ao cargo são o ex-senador e ex-governador Roberto Requião (sem partido), que aparece apenas com 21,4% das intenções de votos e, em terceiro lugar, só com 8,9% das intenções de voto, o senador Flávio Arns (Podemos).
Conforme a “Gazeta do Povo”, a pesquisa foi realizada por telefone entre os dias 16 e 20 de dezembro deste ano. Foram ouvidos 1.152 eleitores, de mais de 16 anos, de 52 municípios do Estado. A margem de erro é de 2,43% com 90% de margem de confiabilidade para a média geral da pesquisa. Ainda segundo o levantamento, 4,6% informaram estarem indecisos, 3,9% votariam nulo ou branco e 7,9% não opinaram.
Em um segundo cenário, apenas com Ratinho Junior e Roberto Requião na disputa, numa simulação de segundo turno, 55,3% votariam em Ratinho Junior e 23,3% em Requião. Indecisos seriam 8,2%. Nulos e brancos representariam 6% dos votos e 7,2% dos respondentes não opinaram.
A pesquisa avaliou também a intenção de voto para a presidência da República entre os eleitores do Paraná. Para a pergunta estimulada (em que os nomes dos candidatos são citados), “Se a eleição para presidente do Brasil fosse hoje e fossem esses os candidatos, em quem você votaria?”, 27,7% votariam no atual presidente Jair Bolsonaro (PL); 26,9% votariam em Luiz Inácio Lula da Silva (PT); 15,3% votariam no ex-juiz e ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro (Podemos); 6,3% no governador de São Paulo, João Dória (PSDB); 1,3% na senadora Simone Tebet (MDB); e 1% no presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD). Entre os respondentes, 6,8% se disseram indecisos, 4,3% votariam em branco ou nulo e 2,1% não opinaram.