Sábado, 21 de Setembro de 2024
16°C 31°C

Telescópio FAST da China detecta mais de 500 novos pulsares

Pulsares são ideais para estudar as leis da física em ambientes extremos

19/12/2021 às 15h20
Por: Redação Fonte: http://www.chinahoje.net/telescopio-fast-da-china-detecta-mais-de-500-novos-pulsares/
Divulgação

Com a ajuda do Radiotelescópio Esférico de Abertura de Quinhentos Metros (FAST), também apelidado de “Olho do Céu da China”, cientistas identificaram mais de 500 novos pulsares desde outubro de 2017.

Pulsares, ou estrelas de nêutrons girando rapidamente, originam-se dos núcleos implodidos das estrelas moribundas maciças através de explosões de supernovas. Com sua alta densidade e rápida rotação, eles são um objeto ideal para estudar as leis da física em ambientes extremos.

Utilizando o FAST, os cientistas também detectaram 1.652 explosões independentes provenientes de uma única fonte de explosão rápida de rádio repetida (FRB, na sigla em inglês), de codinome FRB121102, anunciou Li Di, cientista-chefe do telescópio e pesquisador dos Observatórios Astronômicos Nacionais sob a Academia Chinesa de Ciências.

É o maior conjunto de eventos FRB já detectados na história, explicou Li, acrescentando que esses resultados foram publicados na revista Nature em outubro. Os cientistas acreditam que isso pode ajudar a esclarecer as origens dos chamados “sinais misteriosos do espaço profundo”.

Lenium - Criar site de notícias