Terça, 19 de Março de 2024
20°

Tempo nublado

Nova Cantu, PR

Meio Ambiente Tocantins

Governo do Tocantins apresenta propostas de alterações na lei que dispõe sobre ICMS Ecológico

Encontro na ATM reuniu parlamentares e secretários estaduais ligados à temática ambiental

15/09/2021 às 14h00
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Secretária Miyuki destaca, aos gestores, o compromisso do Governo em fazer uma distribuição justa do ICMS Ecológico - Foto: Marcel de Paula/Governo do Tocantins
Secretária Miyuki destaca, aos gestores, o compromisso do Governo em fazer uma distribuição justa do ICMS Ecológico - Foto: Marcel de Paula/Governo do Tocantins

A secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Miyuki Hyashida; e o presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Renato Jayme, representaram o Governo do Tocantins nessa terça-feira, 14, em reunião com prefeitos realizada pela Associação Tocantinense de Municípios (ATM), em seu auditório na Capital.

Na ocasião, os gestores estaduais apresentaram, aos prefeitos e secretários municipais da área de meio ambiente, as propostas de alteração na Lei Estadual n° 2.959/2015, que dispõe sobre critérios de distribuição das parcelas municipais do ICMS Ecológico.

O novo texto busca ampliar o alcance do índice de Conservação da Biodiversidade e Terras Indígenas e Quilombolas, de maneira a abranger as ações dos municípios nas unidades de conservação das esferas municipal, estadual e federal, além de prever alteração na distribuição dos percentuais dos índices que compõem o critério do meio ambiente, incentivando as ações de controle e combate às queimadas, e de medidas de saneamento básico, desenvolvidas pelos municípios.

Os prefeitos e os parlamentares presentes fizeram suas contribuições em relação ao texto.

A secretária Miyuki Hyashida afirmou que o encontro foi importante para alinhar, com os gestores municipais e o Poder Legislativo, mecanismo que permita uma distribuição mais justa dos recursos do ICMS Ecológico. “Nós, enquanto Poder Público, disponibilizamos nossos técnicos que carregam a bandeira da adequação e da melhoria da lei para beneficiar todos os municípios a fim de que sejam compensados pela preservação realizada”, assegurou.

O presidente do Naturatins, Renato Jayme, ressaltou que o Governo do Tocantins tem sido sensível a essas demandas, criando uma situação com a participação de todos os entes estaduais que têm ligação com as pautas da Lei do ICMS Ecológico, para discutir e fazer melhorias. “Essas melhorias na lei vão ao encontro daquilo que o município faz, preserva e desenvolve em termos de políticas públicas, usando o recurso do ICMS Ecológico”, reforçou.

O texto ainda passará por discussão na próxima sexta-feira, 17, na Câmara Técnica de Assuntos Jurídicos e será, também, submetida à aprovação da plenária do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema), e, caso seja aprovado, será enviada à Casa Civil para os encaminhamentos necessários.

Apoio

O encontro reuniu 34 prefeitos de municípios que têm unidades de conservação ambiental e 13 que possuem comunidades indígenas. As discussões foram acompanhadas pelo vice-presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), José Aníbal, e pelos deputados estaduais Claudia Lelis, Olyntho Neto, Ricardo Ayres e Luana Ribeiro.

O presidente da ATM, Diogo Borges, que presidiu o encontro, frisou que a reunião foi positiva e esclarecedora. “Tivemos a oportunidade de entender os trâmites que envolvem a elaboração da lei e, a partir de agora, vamos nos reorganizar com prefeitos e técnicos para viabilizar as alterações o mais breve possível, sempre procurando o suporte da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), do Tribunal de Contas e de demais instituições que atuam diretamente nas questões ambientais”, concluiu.

Governo do Tocantins apresenta propostas de alterações na lei que dispõe sobre ICMS Ecológico
O prefeito de Pium, Valdemir Barros; o presidente do Naturatins, Renato Jayme; e a deputada Luana Ribeiro em encontro com prefeitos na ATM - Marcel de Paula/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins apresenta propostas de alterações na lei que dispõe sobre ICMS Ecológico
Presidente da ATM, Diogo Borges, presidiu encontro com gestores no auditório da associação - Marcel de Paula/Governo do Tocantins
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 00h10 - Fonte: ClimaTempo
20°
Tempo nublado

Mín. 20° Máx. 30°

Qua 32°C 19°C
Qui 32°C 17°C
Sex 23°C 16°C
Sáb 24°C 16°C
Dom 24°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias