Sexta, 29 de Março de 2024
17°

Tempo nublado

Nova Cantu, PR

Destaque Estagiários

Por que contratar estagiários?

Entenda os benefícios de contar com estudantes no quadro de colaboradores

09/09/2021 às 19h39 Atualizada em 09/09/2021 às 19h48
Por: Redação
Compartilhe:
Por que contratar estagiários?

Montar equipes de alta performance é um desafio para os empreendedores e líderes de empresas. Isso porque é preciso combinar diversidade de habilidades técnicas e comportamentais com motivação, engajamento e liderança. Nesse sentido, uma das melhores maneiras de garantir pluralidade de talentos, bem como disposição e energia é por meio da contratação de estagiários.  

 

Apostar nos estagiários é uma atitude inteligente

 

Grande parte das companhias brasileiras já tem se preparado e até mesmo tomado a frente da recuperação econômica. Mesmo a passos largos, podemos ver cenários mais positivos daqui para frente no quesito ocupação profissional. Assim, corporações com demanda por indivíduos capazes de superar desafios e garantir novos caminhos podem encontrar nos estudantes a melhor aposta. 

 

Segundo a Lei 11.788/2008, só pode estagiar quem está matriculado e frequentando uma instituição de ensino médio, técnico, superior ou nos dois anos finais do nível fundamental pela Educação de Jovens e Adultos (EJA). Isso garante para os quadros  das organizações a possibilidade de usufruir de conhecimentos atualizados aplicados em sala de aula na prática corporativa. 

 

Além disso, o dispositivo legal também define a modalidade como o ato educativo escolar supervisionado, ou seja, os estagiários não são funcionários. Esse estilo de admissão não tem vínculo empregatício e não gera assinatura na CLT. Desse modo, a contratante fica isenta dos encargos trabalhistas, como FGTS, INSS, 13º salário, ⅓ sobre férias e das verbas rescisórias. 

 

A primeira experiência de muitos no mercado

 

Essa medida é feita para estimular e facilitar a inserção dessa parcela da população, em sua maioria jovem, atrás de sua primeira experiência no mercado de trabalho. Com garra e vontade para aprender, esse grupo pode servir de grande contribuição para superar crises e momentos de instabilidade, como o vivido atualmente. 

 

A carga permitida para essa modalidade é de seis horas diárias e 30h semanais, com o objetivo de auxiliar quem ainda não tem vivências a equilibrar e conciliar suas obrigações acadêmicas com as corporativas. Dessa forma, é possível promover o desempenho máximo desse brasileiro nos dois ambientes. 

 

Além de todos esses benefícios em recrutar estagiários, também devemos pensar na iniciativa como uma forma de fazer o país voltar a crescer com força total. Manter a juventude estudando, oferecendo oportunidade para ela construir sua independência e se tornar parte efetiva da economia é uma atitude empreendedora. Afinal, também ajuda a construir um futuro digno e mais próspero para toda a população. 

 

*Carlos Henrique Mencaci é presidente da Abres - Associação Brasileira de Estágios

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 02h05 - Fonte: ClimaTempo
17°
Tempo nublado

Mín. 16° Máx. 28°

Sáb 30°C 16°C
Dom 32°C 18°C
Seg 22°C 18°C
Ter 26°C 18°C
Qua 29°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias